07.06.2010Em concerto didático, crianças aprendem sobre a história da música ocidental

Com o espetáculo "A Máquina do Tempo", a Fundação Cultural de Curitiba realiza uma nova série do programa "Alimentando com Música", voltado às crianças da rede municipal de ensino. Desenvolvida pelos músicos da Camerata Antiqua, o espetáculo deste ano proporciona aos alunos uma divertida viagem pela história da música ocidental. As apresentações acontecem até quinta-feira (10), às 9h30 e às 10h30, na Capela Santa Maria - Espaço Cultural.

Os concertos didáticos, promovidos pela Fundação Cultural de Curitiba, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, possibilitam que as crianças conheçam o funcionamento de uma orquestra e entrem em contato com a música erudita de uma forma lúdica. "Este projeto é um exercício de cidadania e aprendizado, envolvendo músicos, crianças de várias escolas e seus mestres. Esperamos despertar nelas a curiosidade a respeito do repertório erudito e aproximá-las deste vasto e rico universo", diz o diretor artístico da Camerata, Wagner Polistchuk.

Com "A Máquina do Tempo", as crianças têm a oportunidade de ouvir os grandes clássicos desde o renascimento até os dias de hoje, tudo acompanhado de breves explicações sobre o estilo musical de cada época e seus principais compositores. Para o espetáculo foram escolhidas as obras e os autores mais significativos de cada período, como "O Messias", de Georg Friedrich Händel, "A Flauta Mágica", de Wolfgang Amadeus Mozart, e a "Sinfonia nº 9", de Ludwig van Beethoven.

Para a montagem do Alimentando com Música, a Camerata Antiqua de Curitiba contou com a direção cênica de Jacqueline Daher, também responsável pela concepção do espetáculo. O cantor lírico Ivan Morais, integrante do Coro da Camerata, participa como ator. A regência é de Beatriz de Luca.

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar