15.09.2011Eleonora Greca se despede do Balé Teatro Guaíra

Após 35 anos de carreira, Eleonora Greca fará a sua última apresentação pela companhia Balé Teatro Guaíra, onde atua como primeira-bailarina desde 1980. A despedida será marcada por um espetáculo neste sábado (17), às 21h, no Teatro Guaíra, com a participação da bailarina Ana Botafogo, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que também está comemorando 35 anos de carreira com uma turnê pelo país.

No espetáculo, Eleonora Greca dançará, com o também primeiro-bailarinho Wanderley Lopes, o famoso dueto “Beatriz”, de “O Grande Circo Místico”, obra de Chico Buarque e Edu Lobo que foi um dos grandes sucessos da história do Balé Guaíra. Também na primeira parte do programa, um grupo de bailarinos do Guaíra apresentará a coreografia contemporânea “Treze gestos de um corpo”, da portuguesa Olga Roriz. Na segunda parte, Ana Botafogo apresentará a obra inédita “Marguerite e Armand”, baseada em “A Dama das Camélias”, de Alexandre Dumas. A regência estará a cargo do maestro Henrique Morelenbaum.

Para Eleonora Greca, o momento se reveste de emoção, mas não representa o distanciamento dos palcos. “A dança vai estar sempre na minha vida. Termino a carreira super realizada e, daqui para frente, tenho projetos e planos a desenvolver em outras áreas, como o teatro”, diz. Atualmente, ela ocupa o cargo de coordenadora de Dança da Fundação Cultural de Curitiba.

Eleonora Greca é formada pela Escola de Danças Clássicas do Teatro Guaíra. Ingressou no Balé Teatro Guaíra em 1976. Quatro anos depois passou a ocupar o cargo de primeira-bailarina da companhia. Participou de diversos festivais nacionais e internacionais. Esteve no Uruguai, Paraguai, Coreia e França, onde recebeu prêmio hors-concours num concurso da Ópera de Paris. Possui em seu repertório vários balés, entre produções clássicas e obras contemporâneas de coreógrafos consagrados no Brasil e exterior.

Serviço:

Espetáculo de despedida de Eleonora Greca da companhia Balé Teatro Guaíra e dos 35 anos de carreira de Ana Botafogo.

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto – Teatro Guaíra

Data: 17 de setembro de 2011 (sábado), às 21h