13.09.2018Efigênia Rolim comemora 87 anos com programação ambiental

A Rainha do Papel, como é conhecida a escultora de recicláveis e artista popular Efigênia Rolim, será homenageada neste sábado (15/9), em evento do Projeto Nós e o Meio Ambiente. A ação será no CMEI Ítalo Conti, no bairro Cajuru, em comemoração aos 87 anos de Efigênia e ao Dia da Árvore.

No CMEI, serão distribuídas mudas de árvores nativas para o plantio. Além disso, diversas atividades com a intenção de estimular o debate ambiental estão programadas.

A partir das 14h, haverá apresentação do grupo de MPB Terça Maior, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e uma palestra com instruções de plantio com os biólogos Carlos Guillen, Leandro de Pol Fernandes e Jacira Vilanova Maia, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

A programação termina com uma visita ao Museu A Vida do Papel de Bala e um bate-papo com Efigênia.

A participação nos eventos é gratuita, mas pede-se a doação de alimentos não perecíveis, roupas usadas, papeis de bala ou outras embalagens para ajudar o museu.

O Projeto Nós e o Meio Ambiente é uma realização da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) em parceria com o Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), a Administração Regional do Cajuru e as secretarias municipais da Educação, do Meio Ambiente e do Esporte, Lazer e Juventude.

Biografia
Efigênia Rolim, que faz 87 anos no dia 21 de setembro, é artista popular, escultora, poeta, contadora de histórias e estilista. Reconhecida principalmente como a Rainha do Papel, por utilizar principalmente papel de bala nas suas esculturas, fez diversas exposições pelo Brasil.

A artista recebeu o Prêmio de Culturas Populares e a Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura e foi tema de dois documentários. Sua trajetória está narrada no livro A Viagem de Efigênia Rolim nas Asas do Peixe Voador, desde o seu nascimento, em Abre Campo (MG), a sua crescente ascensão no mundo das artes populares.

Serviço: Homenagem a Efigênia Rolim
Data: sábado (15/9)
Apresentação do grupo de MPB Terça Maior da UTFPR e distribuição de mudas de árvores nativas e plantações, com palestra sobre instruções de plantio.
Horário: 14h
Local: CMEI Italo Conti (Rua Olga Linder Marcon, 441, Cajuru)
Visita ao Museu A Vida do Papel de Bala e bate-papo com Efigeniia Rolim

Horário: 15h
Local: Museu A Vida do Papel de Bala (Rua Alceu José Guadagnin, 71, Cajuru)

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar