20.10.2014Duo Luz-Ribeiro estreia com espetáculo na Capela Santa Maria

O espetáculo “Na solidão, em busca de companhia – Flauta e Violão” marca a estreia do Duo Luz-Ribeiro, formado pelos instrumentistas Fabrício Ribeiro (flauta) e Francisco Luz (violão). Com ensaio aberto gratuito às 15h desta terça-feira (21) e apresentações na quarta e na quinta (22 e 23), às 20h, na Capela Santa Maria Espaço Cultural, o concerto homenageia compositores brasileiros dos séculos 20 e 21, oferecendo uma amostragem significativa da obra escrita para a formação de flauta e violão. O projeto foi contemplado por edital do Fundo Municipal da Cultura e tem apoio do Estúdio Trilhas Urbanas.

Esse é o primeiro projeto do duo. “Quisemos ter diversidade de estilos. O repertório vai desde a influência conjunta da música popular brasileira e de modelos formais europeus até obras que propõem a exploração de novas possibilidades para o duo de violão e flauta, como a peça de Harry Crowl que dá nome ao projeto e terá sua estreia na Capela Santa Maria”, explica o violonista Francisco Luz. O concerto, com cerca de uma hora de duração, terá obras dos compositores Marlos Nobre, Heitor Villa-Lobos, César Guerra Peixe, Edino Krieger, Radamés Ganattali e Harry Crowl.

Os músicos – Francisco Luz é formado em Violão pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), onde estudou sob a orientação de Luiz Cláudio Ribas Ferreira e Alisson Alípio. Atualmente é aluno do violonista Fábio Zanon, em São Paulo, sendo que em 2015 cursará o Máster en Interpretación de Guitarra Clásica da Universidade de Alicante (Espanha). Participou de cursos e festivais no Brasil e Estados Unidos, entre eles a Guitar Foundation of America International Convention and Competition e do 45º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, como bolsista.

O instrumentista foi premiado em importantes concursos de violão, como os nacionais Souza Lima e Musicalis (São Paulo) e o latino-americano Rosa Mística (Curitiba). É integrante do Duonovo (violão e trompete) e, além da intensa atividade como solista e camerista, Francisco atua como professor e produtor cultural.

O flautista Fabrício Ribeiro é mestre em música pela Universidade Federal do Paraná, pós-graduado em Música de Câmara e Análise Musical pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap). Como camerista, foi premiado no “XVII Concurso Nacional Cidade de Araçatuba” e “XIII Concurso Internacional Art – LIVRE”. Com intensa atuação artística, principalmente na área da música contemporânea, em 1996 iniciou trabalhos em parceria com diversos compositores paranaenses da nova geração, sendo que desde 2007 é primeira flauta da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP).

Concerto “Na solidão, em busca de companhia – Flauta e Violão”, com o Duo Luz-Ribeiro, formado pelos instrumentistas Fabrício Ribeiro (flauta) e Francisco Luz (violão).
Datas, horários e ingressos: dia 21 (terça-feira), às 15h (ensaio aberto gratuito), e dias 22 e 23 de outubro de 2014 (quarta-feira e quinta-feira), às 20h, com ingressos a R$30 e R$15 (meia-entrada), já à venda na bilheteria do teatro. Pagamento somente em dinheiro.
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Informações de bilheteria: (41) 3321-2849

Repertório:
Marlos NOBRE (1939)
Desafio XXXIII para flauta e violão, 6’

Heitor VILLA-LOBOS (1887 – 1959)
Distribuição de Flores, 4’

César GUERRA PEIXE (1914 -1993)
Melopeias para flauta solo
Edino KRIEGER (1928 -)
Ritmata, para violão, 5’

João de SOUZA LIMA (1898 – 1982)