15.08.2011Duo apresenta repertório com influências da música cigana

O violonista Winston Ramalho e a pianista Regiane Yamaguchi apresentam-se na Série Música de Câmara, nesta quarta e quinta-feira (17 e 18), às 20h, na Capela Santa Maria Espaço Cultural. Os dois realizam um antigo projeto de tocarem juntos. Para o concerto em Curitiba escolheram as sonatas de J. Brahms para violino e piano, consideradas obras-primas da música erudita para esses dois instrumentos, e músicas de outros autores que se caracterizam pela forte presença dos ritmos e melodias ciganas.

Desde 1998, quando se conheceram no festival de música em Campos do Jordão, Winston e Regiane notaram suas afinidades musicais, mas suas carreiras os levaram a diferentes partes do mundo. Winston foi estudar na Juilliard School com Dorothy Delay e depois viveu muitos anos na Áustria se especializando e atuando como assistente do grande violinista Tibor Varga.Regiane foi estudar na Alemanha, e depois de ser aprovada com nota máxima nas Musikhochschule de Freiburg e de Karlsruhe, optou por se especializar com Kaya Han, antes de se mudar para os Estados Unidos onde obteve os títulos de mestre e doutora em música.

Entre muitos concertos pelo Brasil e exterior, Winston e Regiane finalmente conseguiram combinar suas agendas. O programa selecionado ressalta a ligação que Brahms tinha com a cultura cigana, e inclui também grandes obras onde o elemento cigano da naturalidade da improvisação e sons exóticos marcam forte presença: a Tziganede Maurice Ravel, o Poème de Ernst Chausson, e Zigeunerweisen de Pablo de Sarasate. Além dos concertos, os músicos irão ministrar um master class na Capela Santa Maria, no dia 19 de agosto, voltado para o aperfeiçoamento de estudantes de música interessados em trabalhar música de câmara.

Brahms e o Elemento Cigano – Concerto de Winston Ramalho (violino) e Regiane Yamaguchi (pianista) Local:Capela Santa Maria - Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro

Data e horário:dias 17 e 18 de agosto (quarta e quinta-feira), às 20h

Ingresso:R$ 15 ou R$ 7,50 (mais um quilo de alimento não perecível)

Informações:3321-2842