06.07.2022Donizete: afinador de piano completa 30 anos de Oficina de Música

A Oficina de Música de Curitiba não é feita em apenas um dia, muito menos por apenas uma pessoa. Para que o evento aconteça, é necessário um extenso trabalho de organização, e que envolve várias histórias. Uma delas é a de Donizete Bonifácio.

Aos 58 anos, sendo 40 deles trabalhando com teclas de piano, o afinador de elite já contribuiu para grandes concertos de músicos nacionais e internacionais. Neste ano, ele completa 30 participações na Oficina de Música de Curitiba.

Durante sua trajetória profissional, atendeu grandes pianistas, como Arthur Moreira Lima, Magdalena Tagliaferro, Ingrid Seraphim (idealizadora da Oficina de Música de Curitiba), Eudóxia de Barros, Nelson Freire (1944-2021), Elton John (com quem esteve ao lado, no camarim), Richard Clayderman, e outras celebridades das teclas.

Simpático e sorridente, Donizete faz um trabalho fino nos bastidores. Enquanto fala nessa entrevista, seu ouvido – que acumula décadas de treinamento – o guia para saber quais cordas do piano ainda precisam de retoque. Um trabalho silencioso, delicado e essencial para que professores, artistas e alunos da Oficina de Música tirem o melhor do instrumento.

No tom certo
Donizete começou a carreira literalmente no chão de uma fábrica de piano após um curso de afinador. Convidado por um amigo, foi trabalhar na fábrica de pianos Essenfelder. Aprendeu sobre mecânica do instrumento: furar peças, medir madeiras e acabou virando chefe de seção, onde ficou por 14 anos – e só saiu quando a fábrica fechou.

“A fábrica me preparou para eu ser o afinador de elite, que trabalha com grandes concertistas. É uma formação diferente: o básico afina um piano, e o preparador, como é chamado, tem que conhecer o instrumento inteiro. Além das cordas, tem de saber de regulagem e entonação, a parte fina”, diz.

O afinador relata que os colegas de profissão geralmente não são lembrados, em uma tradição que remonta de muito tempo atrás. “Você vai num concerto, o piano está maravilhoso, mas só se elogia o pianista. Eu tive o privilégio de ser aplaudido pela Eudóxia de Barros, Arthur Moreira Lima, Arnaldo Cohen. É muito raro ver uma estrela fazendo isso, mas graças a Deus tive esse privilégio”, diz Donizete, dando risada.

Trajetórias em harmonia
O afinador – que também se arrisca tocando o piano – trabalha na Oficina de Música de Curitiba desde 1987 (a primeira edição foi em 1983) como afinador oficial do evento.

Na Oficina, trabalhou com grandes maestros e concertistas do mundo inteiro. A Oficina traz esse intercâmbio, que segundo Donizete, causa uma grande expectativa para essa edição.

“A Oficina de Música está para a cidade assim como a água está para as plantas. Ela traz a vida, traz ensino. Isso é um valor imensurável. Ela revitaliza a música, especialmente nesse período após o começo da pandemia. Isso traz vida”.

Trabalho em família
A trajetória de Donizete é acompanhada pela família. Com ele, estão seus filhos Hewerton, de 31 anos, e Wellington, de 30 anos. Os dois, que hoje podem ser considerados afinadores de piano, aprenderam com o pai as técnicas e os segredos do instrumento.

Em sua quinta Oficina de Música, Hewerton trabalhava no Teatro Guaíra, enquanto Donizete afinava o piano no Solar da Cultura. “Até a esposa ajuda, de vez em quando. A família já faz parte desse mundo. Depois que eu afinei para o Elton John, em Curitiba, um dos meus filhos foi afinar para ele lá no Rio Grande do Sul”, conta.

A Oficina de Música, feita por Donizete e tantos outras pessoas, segue até o dia 10 de julho, com uma programação repleta de shows e cursos, em sua maioria, gratuitos. Para saber mais, clique aqui.

Inverno Curitiba
O Inverno Curitiba 2022 é uma iniciativa da Prefeitura para promover o destino e reúne atividades culturais, gastronômicas, de economia criativa, esporte e lazer, de sustentabilidade e inovação dos setores público e privado. A programação começa no dia 15 de junho, vai até 31 de julho e pode ser conferida no portal Inverno Curitiba.