30.09.2011Domingo tem festa no Memorial da Imigração Ucraniana

Neste domingo (2), das 10h às 18h, acontece no Memorial da Imigração Ucraniana (Parque Tingui) a homenagem aos 20 anos da independência da Ucrânia, berço de uma legião de imigrantes que escolheu o Paraná para viver. Como o acontecimento exige, a festa da independência terá muita comida típica, artesanato, música e dança a cargo de grupos folclóricos, revelando ao público as tradições ucranianas. A programação completa-se com a exposição fotográfica "Imagens da Ucrânia". A entrada é franca.

A independência da Ucrânia, conquistada em 24 de agosto de 1991, é uma data muito importante para a comunidade ucraniana de Curitiba, que revive sua história no Memorial da Imigração Ucraniana. Inaugurado em 26 de outubro de 1995, no Parque Tingui, em homenagem ao centenário da chegada dos imigrantes, o Memorial é um tributo à contribuição desse povo à cultura paranaense.

Oito famílias de ucranianos chegaram ao Paraná em 1891, fixando-se na Colônia Santa Bárbara, entre Palmeira e Ponta Grossa, mas foi só a partir de 1895 que as grandes levas de imigrantes estabeleceram-se nos arredores de Curitiba e, mais tarde, em Prudentópolis e Marechal Mallet. Estima-se que até 1914, perto de 45 mil imigrantes ucranianos tenham chegado ao Paraná. O monumento principal do Memorial é a réplica da igreja ucraniana de São Miguel, na Serra do Tigre (município de Mallet), uma das mais antigas do país.

Serviço:

Festa da Independência da Ucrânia

Data e horário: dia 2 de outubro de 2011 (domingo), das 10h às 18h

Local: Memorial da Imigração Ucraniana (Parque Tingui)

Entrada franca