21.06.2013Documentário “Sob a Estrela de Salomão” relembra a história da Sociedade 13 de maio

Realizado com recursos do edital de Patrimônio Imaterial da Fundação Cultural de Curitiba, o documentário “Sob a Estrela de Salomão” é integrante de projeto de pesquisa homônimo que teve como focos a Sociedade Operária Beneficente 13 de Maio como lugar de memória e identidade negras em Curitiba. Fundada oficialmente em 13 de maio de 1888, a casa vive sob constante ameaça de leilão, devido a dívidas de IPTU, situação que a diretoria da casa, junto a alguns apoiadores, tem tentado reverter, embora ainda sem resultados efetivos. Assim, o produto da pesquisa tem também um sentido de luta política.

O processo de produção do documentário tentou, nesse sentido, delinear as trajetórias múltiplas de seus sócios na construção e manutenção da casa centenária, comandada há quase duas décadas pelo senhor Álvaro da Silva. As reuniões, assembleias e, principalmente, as festas, constituíram-se como ações que atualizavam os laços estabelecidos na rede promovida ao longo do tempo no clube. E através dessa memória, também do tempo presente, que este registro foi produzido, para retornar ao salão do 13 neste próximo final de semana, com exibição seguida de bate-papo com os realizadores.

Além do documentário, distribuído pela FCC na rede municipal de ensino, há um livreto que apresenta chaves de leitura propostas para facilitar sua utilização em sala de aula e também em articulações de movimentos sociais.

Memórias de um salão
A elegância nos trajes, famílias extensas de associados do 13 de maio e muitas vezes de outros clubes negros, bem como a presença de políticos e profissionais liberais que apoiavam as ações da casa, tudo isso animado ao som de big bands e orquestras marcam a história da casa. Memória de sócios e frequentores, que é motivo de tensão quando a nova movimentação da Sociedade é marcada por uma ligação estreita com referências à cultura e à religiões de matrizes africanas. Registrar e refletir sobre essa temática foi um dos pontos chave na construção tanto da pesquisa quanto na roteirização e produção do documentário.
Inicialmente pensada a partir dos sócios da 13 de maio, a sequência de entrevistas foi sendo redesenhada, construindo-se também por meio das falas de frequentadores, antigos e novos. Gradativamente as definições em torno das memórias e das identidades que transitam e constituem a casa eram expandidas, delineando-se em diferentes contextos de ação realizados na Sociedade.

O “ser negro” na história da sociedade e para cada um dos entrevistados apresentava assim matizes diferentes e nuançadas, articuladas também com o posicionamento político e compreensão sobre a temática em cada caso. A história da casa, ao longo dos tempos, foi marcada por diferentes usos, para além daqueles contados desde sua fundação e falar dos grupos e sujeitos que por lá passaram fez-se necessário para ter uma panorama que pudesse dar conta da multiplicidade de significados que foram sendo encontrados ao longo da pesquisa.

Além dos bailes e demais festas realizadas na S. O. B. 13 de Maio, o salão já constitui lugar de encontros daqueles que, mesmo não tendo ligação direta com as famílias da casa, se sentem “familiarizados” com ela – como está registrado no documentário – os partidos e movimentos de esquerda, assim como o movimento abolicionista e a maçonaria, e mais recentemente (anos 80/90) o movimento punk. A partir do início dos anos 2000 novos grupos passam a freqüentar a Sociedade realizando suas atividades (como maracatu, forró e capoeira), com suas (re)significações do lugar.

Esta dinâmica é expressa justamente a uma questão colocada a todos os entrevistados: o significado da estrela de cinco pontas no teto do salão. Os vários significados que são atribuídos a esse símbolo acabam por exemplificar o próprio conceito de um lugar como foco de pesquisa em patrimônio imaterial, que vai muito além de seu puro aspecto material. Lugar da construção de memória e identidade, como indica o título da presente pesquisa, a Sociedade traz uma variedade de significados nas trajetórias de diversos sujeitos, assim como da própria cidade.

Serviço:
Exibição do documentário etnográfico “Sob a Estrela de Salomão”
Data e hora: Dia 23 de junho, às 15 horas
Local: Sociedade Operária Beneficente 13 de Maio