08.12.2016Documentário registra uma das experiências bem-sucedidas do programa “Arquitetura Urbana”

Uma das experiências bem-sucedidas do programa “Arquitetura Urbana”, da Prefeitura de Curitiba, que venceu o prêmio C40 Cities Awards 2016 na categoria Cidades Sustentáveis, no México, está registrada no documentário “Mulheres do Tatuquara”, de Luciano Coelho. O vídeo apresenta o trabalho de aproximadamente 800 mulheres no cultivo de uma horta comunitária no bairro Tatuquara – um dos exemplos de práticas sustentáveis que contribuem para melhorar a qualidade de vida da população sem prejudicar o meio ambiente.

O DVD, produzido pelo Edital das Regionais do Fundo Municipal da Cultura, foi levado ao México pelo prefeito Gustavo Fruet e entregue à Embaixadora dos Estados Unidos Nancy Stetson, representante especial para o Habitat III. O programa “Agricultura Urbana” concorreu com 160 projetos, de 75 cidades, entre as quais Toronto (Canadá), Cidade do Cabo (África do Sul) e Auckland (Nova Zelândia), e foi reconhecido por sua contribuição para a redução da emissão de gases do efeito estufa.

O documentário “Mulheres do Tatuquara” mostra uma das iniciativas que compõem o programa premiado. As hortas do Tatuquara, cultivadas há quase dez anos em terrenos que ficam abaixo das Linhas de Transmissão da Eletrosul, transformaram uma área antes tomada pelo mato e que servia de depósito de lixo, em uma área produtiva e de lazer. A violência, antes comum na região, abriu espaço para a convivência da comunidade. Além disso, o trabalho propiciou para as mulheres o resgate da identidade, autonomia e independência. As hortas são fontes de renda e atendem hoje cerca de 800 famílias e quase 4 mil pessoas.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar