21.11.2013Documentário “A Polaca” retorna ao Cine Guarani

O Cine Guarani exibe de sexta, dia 22, até o próximo dia 1º de dezembro o documentário "A Polaca". Apoiado pela Fundação Cultural de Curitiba, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o novo filme do diretor Fernando Severo relata a história de Hedwiges Mizerkowski, musa da obra “A Polaca”, pintada em 1935 por Guido Viaro que foi considerada um marco no modernismo paranaense.

Hoje com 104 anos, a musa de Viaro foi retratada quando tinha em torno de 25. A identidade da moça retratada só se tornou conhecida em 2007, quando a própria Hedwiges se deparou com o seu retrato em uma visita que fez a uma exposição no Museu Oscar Niemeyer. Além de depoimentos da própria Hedwiges, o filme traz considerações de críticos e ex-alunos de Viaro sobre a obra.

Bate-papo – No domingo (24), a partir das 19h, haverá bate-papo sobre os filmes “A Polaca” e “Wilson Martins – A Consciência da Crítica – com a presença de Fernando Severo (cineasta e diretor do Museu da Imagem e do Som), José Carlos Fernandes (jornalista e cronista da Gazeta do Povo) e Marden Machado (jornalista e crítico de cinema).

Exibição do filme “A Polaca”, de Fernando Severo
(BR/PR, 2013 – 70’ – documentário – blu-ray)
Local: Cine Guarani – Portão Cultural

Datas e horários:
Dia 22/11 (sexta) – 18h
Dia 23/11 (sábado) – 20h
Dia 24/11 (domingo) – 18h
Dia 26/11 (terça) – 20h
Dia 27/11 (quarta) – 18h
Dia 28/11 (quinta) – 20h
Dia 29/11 (sexta) – 18h
Dia 30/11 (sábado) – 20h