06.11.2018Dia Nacional da Cultura é comemorado com programação artística no Fazendinha

Para celebrar o Dia Nacional da Cultura, comemorado nesta segunda-feira (05/11), a Fundação Cultural e a Administração Regional Portão, com apoio das secretarias da Educação e Esporte, Lazer e Juventude, promoveram, durante todo o dia, uma programação artística para estudantes de quatro regionais (CIC, Pinheirinho, Portão e Santa Felicidade). Mais de 700 alunos, de 13 escolas municipais, participaram da ação, que contou com teatro de bonecos, apresentações musicais e oficina de manipulação de bonecos.
Na parte da manhã, no auditório da Rua da Cidadania do Fazendinha, os alunos puderam assistir ao espetáculo de bonecos Colore-Minguê, da Companhia Claudio Miller Produções Artísticas, e a apresentação musical do Duo Realize! Voz e violão, com um show autoral.

Rock e samba
Na parte da tarde a banda Rock Kids trouxe ao público um repertório de grandes clássicos como Elvis Presley, The Beatles, Rita Lee, David Bowie, Raul Seixas e outros grandes nomes do rock. Proposto pela Art Connexion Produções Artísticas, o projeto da banda surgiu devido à vontade de difundir os clássicos do Rock para o público infantil, para que as crianças possam ouvir e identificar-se, seja através das letras das músicas ou das brincadeiras performáticas que ocorrem durante o Show.
Na quadra de esportes da Regional, ao som da música “Rock and Roll All Nite”, sucesso da banda Kiss, Caio Gabriel Rodrigues, 9 anos, aluno da Escola Municipal Piratini, pulou e dançou com os colegas de turma. A alegria e animação estava estampada no rosto do estudante. “Está muito legal aqui. Estou gostando de ouvir este rock”, disse o garoto pulando.
A empolgação tomou conta também da professora da turma, Cristina Guzik. “Estou achando essa programação muito divertida, muito alegre. Está valendo a pena. As crianças estão animadas. Elas estão aproveitando”, afirmou.
A celebração encerrou com a apresentação do grupo Tem mulher no Samba. Composto apenas por mulheres, o grupo apresentou músicas de grandes compositoras nacionais como Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Beth Carvalho entre outras, e sambas de novas compositoras de Curitiba.

Edital
Todas as iniciativas apresentadas no evento tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, através do Edital de Difusão nas Regionais, do Fundo Municipal da Cultura, lançado em janeiro deste ano. Ao todo o Edital contemplou 50 proponentes que desde agosto tem se apresentado nas regionais.
“Lançamos em janeiro edital inédito para atender todas as regionais de Curitiba e os resultados podem ser vistos nesta grande festa, que integra a cultura e a educação, para celebrar o Dia Nacional da Cultura. Isso reforça o nosso compromisso de descentralizar as atividades culturais na cidade”, disse Ana Cristina de Castro, presidente da Fundação Cultural de Curitiba.
Um novo edital, lançado em outubro, está em fase de seleção de mais 20 projetos de espetáculos e oficinas culturais e artística de todas as áreas, que devem ser desenvolvidos nos bairros. Para esses projetos o valor destinado pelo edital é de R$ 100 mil.

Dia Nacional da Cultura
O dia 5 de novembro foi estabelecido por lei, em 1970, para celebrar o Dia Nacional da Cultura. A data marca o aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849-1923).