05.10.2015 Designer cria “partitura de chuva” para contar uma história

A ideia de transpor o universo da chuva para a linguagem gráfica, em sua forma mais crua, levou o designer e artista visual curitibano Henrique Martins a mergulhar num trabalho de investigação desafiador e a criar um livro sensorial. Batizado de “Chove”, a obra é um estudo de percepção e comunicação visual que conta uma história de chuva, instrumento balizador de todas as composições gráficas presentes no livro.

O livro será lançado no dia 8 de outubro, às 19h, no Museu da Gravura Cidade de Curitiba – Solar do Barão, local onde ficará em cartaz uma exposição com algumas imagens do trabalho até o dia 1º de novembro, com entrada franca. A publicação é dividida em dois volumes: “Narrativa” é um livro essencialmente gráfico, e apresenta o resultado do exercício de transposição da chuva, enquanto o segundo volume, intitulado “Processos”, serve de memorial para o trabalho, expondo os conceitos, métodos e processos envolvidos em seu desenvolvimento.

"O interesse vem, por um lado, de uma obsessão antiga que eu tenho pela chuva. Momentos de chuva revolvem nossas memórias, nossas histórias, trazem lembranças da infância, do conforto dos lençóis, das gotas batendo na janela e no telhado. Por outro lado, a minha vontade era explorar essa atividade lúdica de associar o que se vê e o que se sente a imagens, fazendo uso de uma linguagem simplificada, para que sua leitura fosse mais direta, mais clara, e quem sabe incentivar esse exercício de abstração, de interpretação, de criação de mensagens visuais. E encontrei neste tema um evento comum a todos, algo corriqueiro, trivial, o que poderia aumentar o alcance dessas mensagens, e as chances delas serem compreendidas", explica Henrique Martins.

O livro é o desdobramento de um projeto desenvolvido como tema de conclusão de um curso de Pós-Graduação em Design Gráfico, feito por Henrique em 2012. Este trabalho tomou novas formas, foi reelaborado e executado neste ano, por uma oportunidade trazida com a sua seleção pelo Edital de Mecenato da Fundação Cultural de Curitiba, e com o incentivo da Caixa Econômica Federal.

Pesquisa – Para recriar as sensações de um dia chuvoso no meio gráfico, o autor precisou fazer o que chama de “transposição” do fenômeno da chuva. Henrique realizou, primeiro, sua leitura, sua decodificação, buscando um novo olhar sobre esse evento tão comum, o que incluiu o levantamento de dados técnicos, a análise de como a chuva é apresentada em filmes, pinturas, músicas, o depoimento espontâneo de amigos sobre o tema, a observação e vivência da chuva. "Queria fazer uma leitura da paisagem externa, física, e também da paisagem interna que ela cria, as sensações que momentos de chuva despertam nas pessoas", relata. Depois, Henrique organizou e cruzou as informações coletadas para traduzi-las em uma linguagem visual.

Dessa maneira, os elementos que compõe a chuva – o vento, a luz, o toque, o som, a memória – serviram de referência para a construção de sinais gráficos, usando um vocabulário de pontos, linhas, tons, cores, texturas, opacidade e transparência, cheios e vazios, positivo e negativo, equilíbrio e caos, para finalmente criar um novo código: uma “partitura” de chuva.

"Os sinais que definem essa partitura são combinados, como equivalentes a letras, palavras e frases, formando paisagens abstratas, sensoriais, de chuva, que são, então, arranjadas sequencialmente para compor uma narrativa", relata Martins. "Busquei trabalhar várias gradações e formas de apresentação da chuva, desde uma paisagem mais serena e silenciosa, até a mais caótica e perturbadora", completa.

Sinais – Aos poucos, o leitor vai se familiarizando com os elementos gráficos da obra, e, um a um, identificando os seus significados. Por exemplo, o ponto representa a chuva quando cai. Quanto maior, em tamanho e em quantidade, mais intensa é a chuva. Menor, e em menor quantidade, identifica uma garoa. A proximidade entre esses pontos, desenhados como a letra x, remete, também, ao chiado característico da chuva. Já as formas com que são dispostos ao longo das páginas criam diferentes percepções de ritmo.

A presença do vento pode ser identificada nas figuras que parecem ser carregadas de um lado ao outro, ou mesmo nas setas desenhadas no sentido contrário à leitura tradicional de um livro, como uma resistência ao folhear das páginas. Para ilustrar a variação de luz e sombra, Henrique optou por usar somente o branco, preto e tons de cinza, enquanto uma malha de linhas irregulares, elementos quebrados, sobrepostos e distorcidos, representam os ruídos do trovão.

O projeto gráfico da obra também foi pensado minuciosamente. Os livros não têm lombada, então os cadernos que os compõem ficam aparentes em seu dorso. A intenção foi conseguir a abertura completa de suas páginas, e, com isso, a melhor apresentação das imagens. A estratégia tornou possível, também, identificar a mudança de luz na obra – a transição da chuva – até mesmo com o livro fechado.

Sobre o autor – Henrique Martins nasceu em março de 1980, na cidade de Curitiba. Tem formação em Arquitetura pela PUC-PR, com especialização em Design Gráfico pelo Centro Universitário Senac de São Paulo. É idealizador da Lacuna, estúdio criativo que desenvolve projetos visuais em escalas e mídias diversas, comerciais e autorais, voltados, principalmente à área cultural, e realizados em parceria com diferentes grupos e profissionais. Em seu trabalho, busca os possíveis diálogos entre design e artes visuais, valendo-se de seus métodos e ferramentas para a construção de ideias, seja por meio de uma imagem, uma marca, um filme, um site, um objeto, um lugar, ou um livro.

Serviço:
Lançamento do livro “Chove” , de Henrique Martins, e abertura de exposição
Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba – Solar do Barão (R. Pres. Carlos Cavalcanti, 533, Centro)
Data: 8 de outubro de 2015 (quinta-feira), às 19h
Exposição: até 1º de novembro de 2015. De terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 12h às 18h.
Entrada franca

Autor: Ieme Comunicação

Fonte: Ieme Comunicação

Compartilhe:

imprimir voltar