19.05.2015Definidos os candidatos para eleição do Conselho Municipal da Cultura

Na próxima sexta-feira, dia 22 de maio, será conhecida a nova composição do Conselho Municipal da Cultura de Curitiba para os próximos dois anos. As eleições acontecem, das 13h às 20h, com votação para membros representantes da sociedade civil nos núcleos regionais (o edital 023/2015 contém a relação de endereços) e votação para membros representantes da classe artística no Palacete dos Estudantes (R. Carlos Cavalcanti, 1157 – bairro São Francisco). Para conhecer os candidatos e as entidades habilitadas a concorrer, clique aqui http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/pub/file/Lista%20geral%20dos%20participantes.pdf.

O Conselho Municipal da Cultura, órgão que institucionaliza a relação entre a administração municipal e os setores da sociedade ligados à cultura, participando da elaboração e da fiscalização das políticas culturais, é constituído por 25 membros titulares e 25 membros suplentes. Nove vagas titulares e nove suplentes são reservadas para os representantes da sociedade civil organizada. Aos representantes da comunidade artística e cultural são destinadas sete vagas titulares e sete suplentes. Os demais membros são representantes do Poder Executivo Municipal e da Câmara Municipal de Curitiba.

Sociedade civil – Na eleição de membros da sociedade civil, são candidatos cidadãos que atuam na área cultural e são reconhecidos em suas comunidades como participantes, organizadores ou incentivadores da cultura. Para participar, os candidatos comprovaram  sua atuação em atividades culturais, em pelo menos uma das seguintes áreas: música, artes cênicas, audiovisual, literatura, artes visuais, patrimônio histórico, artístico e cultural; folclore, artesanato, cultura popular e demais manifestações culturais tradicionais.

Cada regional elegerá um membro titular e um suplente. Qualquer pessoa pode participar como eleitora, bastando apresentar, no dia da eleição, na regional onde reside, carteira de identidade e título de eleitor. O cadastramento, tanto dos candidatos como dos eleitores, só pode ser realizado nas regionais onde se localizam suas respectivas residências ou domicílios.

Comunidade artística – O cadastramento das entidades eleitoras (pessoas jurídicas) e candidatos (pessoa física), representantes da comunidade artística e cultural aconteceu de 15 de abril até o último dia 15 de maio na sede da Fundação Cultural de Curitiba. Os candidatos também precisaram comprovar a atuação em atividades culturais, em pelo menos uma das seguintes áreas: música, artes cênicas, audiovisual, literatura, artes visuais, patrimônio histórico, artístico e cultural; folclore, artesanato, cultura popular e demais manifestações culturais tradicionais.

Local de votação para membros representantes da classe artística:

PALACETE DOS ESTUDANTES
End: Rua Carlos Cavalcantti, 1157 – bairro São Francisco

Locais de votação para membros representantes da sociedade civil nos núcleos regionais:

NUCLEO REGIONAL BAIRRO NOVO
End: Rua Tijucas do Sul, 1700
Fone: 3289-4988 / 3289-2259 / 3564-5644

NUCLEO REGIONAL BOA VISTA
End: Avenida Paraná,3600 (ao lado Posto de saúde 24 hs).
Fone: 3313-5685 / 3313-5671

NUCLEO REGIONAL BOQUEIRÃO