19.02.2020De dentro para fora, renovação sai das salas do Cine Passeio e ganha ruas

 Da janela do apartamento na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, quase esquina com a Riachuelo, Gabriela Ariotti acompanha as mudanças na paisagem urbana da vizinhança com a chegada do Rosto da Cidade, programa da Prefeitura de Curitiba que está revitalizando espaços icônicos da região central.

Cine Passeio, Passeio Público, mudança viária na Rua São Francisco, pintura das fachadas de prédios e monumentos são algumas das intervenções já feitas e que deixaram mais vibrante e movimentada uma das áreas mais antigas da cidade.

Moradora e síndica do edifício Álamo, Gabriela vive no mesmo endereço do Centro de Curitiba há dez anos. De lá testemunha a valorização e a mudança do perfil da região, especialmente após a abertura, em março de 2019, do Cine Passeio complexo cultural da Prefeitura dedicado à sétima arte e à inovação.

“Foi um ponto de luz pra nós. Hoje vejo diversidade de pessoas circulando nas ruas, movimento nas lojas que também estão se adequando a essa transformação da região”, disse a síndica e moradora da região Gabriela Ariotti

Para Gabriela, que trabalha com locação de imóveis, ainda existe espaço para mais valorização. “Tem a Casa do Estudante (Pensionato Universitário Passeio, no Edifício Chede) na Presidente Faria que pra nós vai agregar mais valorização”, afirmou.

Se para os moradores a região está valorizando aos poucos, para os comerciantes o impacto é mais direto e imediato.

Comércio expande e renova
Quando abriu o brechó de roupas na Rua Riachuelo, em frente ao atual Cine Passeio, Diego Almeida Vinturino não imaginava que “ganharia na loteria”. Há três anos, para ele tudo era incerteza e hoje a situação virou uma segurança que permite expandir o negócio.

A abertura do Cine Passeio, em março de 2019, aumentou em cerca de 20% o número de clientes no brechó. “Melhorou a rua, as pessoas circulando, a segurança aumentou. Antes existia muito preconceito com a Riachuelo, hoje isso já está mudando”, afirma Vinturino.

Com mais clientes e a expectativa de novas intervenções, como a recuperação da Casa Lerner, outro imóvel que vai participar do programa Rosto da Cidade e passará por uma intervenção significativa, o empresário vai ampliar a loja. “Vou ocupar os dois andares do prédio”.

Quem aposta no charme das ruas da região é o jovem Felipe Boing. O chef de cozinha adquiriu no fim do ano um ponto comercial na esquina da Rua Riachuelo com a Paula Gomes e está empolgado com o futuro.

“Meu público é da área cultural, agrego música à gastronomia, e o Cine Passeio é um grande aliado pro meu negócio.

O café do jovem chefe abre para almoço e à noite vira um bar especializado em drinks. “Tenho projetos de levar um pouco de eventos culturais para essa praça (19 de Dezembro) que é tão linda”, disse.

Nas proximidades do Cine Passeio e do Passeio Público, a Prefeitura de Curitiba fez ainda melhorias nas calçadas da Rua São Francisco, mudança de sentido trânsito na via, pintura de fachada de imóveis particulares e públicos, como o Memorial Árabe, na Praça Gibran Khalil Gibran, por exemplo.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: SMCS

Compartilhe:

imprimir voltar