14.11.2013Curta-metragens produzidos por professores serão exibidos na Cinemateca

Um grupo de 40 professores de escolas municipais de Curitiba finalizou na tarde desta quarta-feira (13) a edição dos curtas-metragens A Cabine e Lance produzidos durante uma oficina de cinema na Cinemateca. Ministrado pelo diretor de cinema Geraldo Pioli, o curso foi ofertado gratuitamente, dentro das ações do projeto EduCultura, desenvolvido em parceria ente Secretaria Municipal da Educação e Fundação Cultural de Curitiba.

Também foram professores do curso Marcos Saboia e Nivaldon Lopes. Em 36 horas, o grupo de professores municipais recebeu informações sobre teóricas e práticas sobre o uso das câmeras, iluminação e edição. O resultado poderá ser conferido no próximo dia 19 de novembro, com a exibição dos curtas na tela da Cinemateca. As sessões terão início às 19 horas.

Ensinar cinema aos professores municipais teve como principal objetivo a valorização dos profissionais, a partir do investimento no capital intelectual do grupo. “Também buscamos provocar e estimular nos professores a reflexão sobre as inferências entre vídeo e fotografia no campo das artes visuais, isso porque tais linguagens podem ser bem exploradas no ensino, na perspectiva de tornar o espaço da sala de aula um lugar maior de criação”, diz Letícia Meira, diretora do departamento de Tecnologias e Difusão.

Durante o curso, os professores aprenderam sobre história, teoria do cinema, roteiro, fotografia, som direção, produção e edição. Teoria assimilada partiram para a prática, com a realização dos dois curtas-metragens, produzidos com a supervisão dos profissionais da Cinemateca.

O conteúdo apresentado no projeto buscou oferecer não apenas uma base sobre o que é o cinema.“Serviu também para que o grupo soubesse que o cinema brasileiro possui uma história, movimentos, filmes, diretores importantes e que, de alguma forma, eles podem se apropriar desse conhecimento e aplica-lo em sala de aula”, disse Sabóia.

Divididos em dois grupos, os professores discutiram, pesquisaram , roteirizaram, protagonizaram, capturaram as imagens e agora trabalham na finalização da edição dos filmes A Cabine e Lance.

Para o professor Escola Municipal Castro, no Boqueirão, Erik Jason Madlener de Lima, todas as formas de arte, todos os processos criativos são indispensáveis para um trabalho inovador e de qualidade em sala de aula.

“A experiência prática abre opções para novos modos de trabalho, o que é muito bom em qualquer área”, disse Lima. A experiência do professor com os estudantes o mostrou que não se pode pensar o espaço de educação na dinâmica emissor-receptor. “Os estudantes são muito ativos, precisamos de ações que proporcionem a oportunidade de darem as suas opiniões sobre o mundo e arte. O cinema é um bom recurso para isso”.

Motivada com o que aprendeu sobre cinema, a professora Luzia Fatima Ramos Lopes, da Escola Municipal Jornalista Arnaldo Alves da Cruz, no Alto Boqueirão, levou os recursos para a sala de aula para atividades com a turma de pré-escolar. “Socializei o conhecimento adquirido no curso e apliquei, com ações adaptada à idade das crianças, técnicas de sequência da narrativa. Eles responderam com muita animação e a produção de nosso clip ficou com excelente”, disse Luzia.

Marice Kincheski Fassina, professora da Escola Municipal Arapongas, conta que a abordagem teórica e prática do cinema torna a arte ainda mais enriquecedora para a prática pedagógica. “Você passa a ver o filme com outros olhos. Além da história contada há um entrelaçamento dos recursos com arte de ensinar e contar histórias em sala de aula”, diz Marice.

O cinema já é um recurso bastante presente na rede de educação, usado pelos professores para complementar os conteúdos e estimular novos conhecimentos entre os estudantes.

A linguagem cinematográfica tem sido estimulada entre os profissionais da rede há pelos menos quatro anos. Porém, a proposta desenvolvida em conjunto com a Fundação Cultural de Curitiba é, na visão do coordenador do projeto EduCultura na Secretaria Municipal da Educação, Fúlvio Pacheco, uma oportunidade de oferecer ao público da educação requinte técnico além de troca de experiências com um renomado profissional da área.

Para 2014, além de novos cursos de cinema, o EduCultura oferecerá uma diversidade de cursos, oficinas, práticas e oportunidades para o enriquecimento cultural dos profissionais da rede municipal de ensino. Também continuarão sendo oferecidos aos professores, ingressos para espetáculos e entradas para passeis e espaços culturais da cidade. Para saber mais sobre o projeto EduCultura, acesse o blog: http://projetoeducultura.blogspot.com.br.

Sessões dos curta-metragens A Cabine e Lance
Data: 19 de novembro
Local: Cinemateca, na Rua Carlos Cavalcanti, 1174, no bairro São Francisco.

Autor: SME

Fonte: SME/FCC