05.07.2010Cursos intensivos do Solar dos Guimarães já têm alunos selecionados

A Fundação Cultural de Curitiba divulgou os nomes dos alunos selecionados para os cursos intensivos que o Ponto de Cultura Solar dos Guimarães - Centro de Estudos Multimeios oferece gratuitamente, neste mês de julho. Jovens na faixa etária de 14 a 23 anos irão se preparar para o mercado de trabalho formal, frequentando os cursos de DJ e Mídias Digitais Nível I, com aulas de 5 a 29 de julho, às segundas e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 18h ou das 18h30 às 22h30.

Realizados em parceria com o Ministério da Cultura - MinC, dentro do programa Cultura Viva, os cursos têm como requisito específico o atendimento à população de baixa renda. Dessa forma, a inscrição foi feita mediante o preenchimento de uma ficha com dados pessoais, e a seleção aconteceu com base na renda familiar. Os participantes receberão formação profissionalizante, além de serem estimulados a compartilhar conhecimentos com suas comunidades.

Proposta - O Solar dos Guimarães, unidade de interesse de preservação localizada no centro histórico da cidade, foi reaberto em agosto de 2009, depois de passar por ampla reforma. O trabalho foi fruto de uma parceria da Prefeitura de Curitiba com o Ministério da Cultura - MinC, que tornou o local mais um "Ponto de Cultura", seguindo o modelo instituído pelo MinC.Com a proposta de transformar-se em um centro de formação em música eletrônica e mídias digitais, oferecendo ao público jovem novas oportunidades profissionais, o Solar dos Guimarães já capacitou dezenas de alunos. Nos cursos, os participantes aprendem, por exemplo, como criar um blog, um podcast e um videoblog, como fazer mixagem, masterização, captação e edição de imagens, além de conhecerem técnicas de webdesign, entre outras habilidades na internet, com a utilização de softwares livres.

Selecionados - Confira a relação dos alunos selecionados para os cursos do mês de julho:

Turma da tarde
: Karoline da Silva Granato dos Santos, Rodrigo Aparecido Lial, Robert Ferreira Adão, David Barbosa Sá, Telirio Antonio Pereira Junior, Thainá Elieo Bosot, Maísa de Campor Peyert, Eduardo C. Rocha, Evelyin Cristine Miyashiro da Silva, Bryan Santos Guterrez Saldanha, Esequiel Nizer Barbosa, Daniela Lima de Paula, Ellen Taborda da Cruz e Felipe Christoffoli Hartmann.

Turma da noite: Feliph Gomes Pereira, Eriane de Lima, Carlos Eduardo de Almeida Pacheco, Lucas Lima, Murilo Rafael Rodrigues, Marcos Guidoti, Thaysa Oliscovicz, Luiz Henrique dos Santos Fagundes, Jenifer Fortunato, Luiz Ricardo Camillo da Silva, Remy Nathan Albua Meumann, Wagner Santos Rosa, Simara Angelim dos Santos e Douglas Blanc Dalla Villa.