10.05.2016Curitiba será tema de enredo no Carnaval de São Paulo

A escola de samba Nenê de Vila Matilde escolheu Curitiba como tema de seu enredo para o desfile de Carnaval do Grupo Especial de São Paulo em 2017. Para ajudar a escola a fazer bonito na avenida, a Prefeitura de Curitiba através da Fundação Cultural de Curitiba estabeleceu termo de apoio e cooperação cultural com a agremiação.

Sem qualquer repasse de recursos, o poder público municipal vai auxiliar a escola com a liberação de uso de imagens da cidade, pesquisa de conteúdos, liberação de obras intelectuais de terceiros e promover o estimulo a parcerias e patrocínios entre agentes locais. Fica também estabelecido que a escola paulistana deverá apresentar projeto de contrapartida cultural para o fortalecimento das escolas de samba de Curitiba e a gestão do carnaval da cidade.

O termo de apoio e cooperação será oficializado na próxima quinta-feira (12), às 17h, em evento no Shopping Total, com a presença do prefeito Gustavo Fruet, do presidente da FCC Marcos Cordiolli, do presidente do Grêmio Recreativo Escola de Samba Nenê de Vila Matilde, Rinaldo Silva, e de empreendedores do Shopping Total, primeiro patrocinador oficial dessa parceria inédita. Às 19h30 haverá uma apresentação da bateria da Escola de Samba Acadêmicos da Realeza, vice-campeã do Carnaval de Curitiba 2016.

Exposição
Organizado pela Liga Independente das Escolas de Samba, a Liga SP, o desfile das escolas de samba do Grupo Especial em 2016 foi visto na televisão por mais de 2,5 milhões de pessoas em São Paulo. O evento também foi transmitido para mais de 118 países e ocupou grande espaço na mídia nacional.

Tradição
Campeã em 13 ocasiões, a escola já levou para avenida enredos em homenagem a Moçambique, Ziraldo, Câmara Cascudo e o Folclore Brasileiro, Xica da Silva e em 2016 a atriz e bailarina Claudia Raia.

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Nenê de Vila Matilde foi fundado em 1º de janeiro de 1949 por um grupo de sambistas liderados por Alberto Alves da Silva, o Nenê, um dos últimos cardeais do samba, como são chamados os fundadores das escolas tradicionais criadas nas décadas de 1940 e 1950.

Shopping Total
Com 20 anos de história em Curitiba, o Shopping Total planeja novos direcionamentos, que incluem o desenvolvimento de seu entorno e com a promoção de ações culturais.
Entre as ações que o Shopping Total promoverá e apoiará ao longo dos próximos meses está o ingresso como primeiro patrocinador oficial dessa parceria.

Lançamento oficial da parceria Escola de Samba Nenê de Vila Matilde e Curitiba
Local: Bar Brahma do Shopping Total – Setor vermelho, entrada principal