07.10.2015Curitiba recebe cursos de capacitação técnica em artes cênicas da Funarte

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO – 13/10/2015 – 9h44 – Todas as vagas foram preenchidas e as inscrições estão encerradas. A lista de inscritos será divulgada em breve no site da FCC.

A Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Fundação Cultural promovem de 26 a 30 de outubro, em Curitiba, o Cena em construção – Programa de capacitação técnica em Artes Cênicas – 2015.  A ação de formação traz para a cidade quatro cursos nas áreas de iluminação, montagem cênica, caracterização, som e novas mídias. Dirigidas para estudantes, profissionais e interessados em artes cênicas, as atividades são gratuitas e acontecem no Palácio dos Estudantes, no Auditório Antônio Carlos Kraide/Portão Cultural e no Teatro Novelas Curitibanas. Para participar é preciso preencher o formulário abaixo até o dia 21 de outubro. Ao todo, estão disponíveis 110 vagas que serão reservadas de acordo com a ordem de envio do pedido de inscrição.

Vocação histórica
O Cena em construção foi idealizado pelo Centro de Artes Cênicas da Funarte. Realizada pelo Setor de Formação, Pesquisa e Memória do Ceacen, a ação consiste em circuitos de quatro oficinas, ministradas em cada cidade visitada, por profissionais com reconhecida atuação em suas áreas.. Seu objetivo principal é proporcionar aos participantes aprimoramento e refinamento das percepções sobre os ofícios ligados à concretização do espetáculo. Através das atividades, a Funarte pretende também contribuir com o processo produtivo da cena; fortalecê-lo e valorizá-lo; e criar oportunidades de reconhecimento e desenvolvimento profissional dos alunos, além de facilitar a inserção destes no mercado de trabalho. Através do Cena em construção, a Funarte retoma sua vocação histórica na área da cenotécnica – que remonta ao surgimento do seu Centro Técnico de Artes Cênicas (CTAC). Além de provocar a mobilização para o debate e a reflexão sobre esse campo de formação, o programa é o primeiro passo para o início da reestruturação do CTAC, com vistas ao seu fortalecimento como espaço de formação e capacitação técnica.

OFICINA DE DIREÇÃO TÉCNICA / DIREÇÃO DE PALCO
Instrutora: Mariana Pinto
Local: Palácio dos Estudantes – Casarão da UPE. Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1157. São Francisco.
Nº de participantes: 30
Objetivos da oficina: apresentar o universo técnico na produção de espetáculos e eventos no mercado de entretenimento. Através do estudo de casos experimentados pela oficineira ao longo de sua carreira, os alunos entrarão em contato com as diversas funções e variáveis que compõem o departamento técnico de uma produção cênica.
Sobre o profissional: Produtora Cultural, com formação na Universidade Federal Fluminense, tem 15 anos de experiência no mercado, tendo trabalhado em grandes agências, produtoras e eventos internacionais de relevância, tais como Deborah Colker Companhia de Dança, Teatro Municipal do Rio de Janeiro, na posição de Stage Manager. Na posição de produtora, trabalhou nos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro e o BID para os Jogos olímpicos de 2016, disputado em 2010 e vencido pelo Rio de Janeiro. Com perfil multidisciplinar, trabalhou tanto como diretora artística de inúmeros eventos corporativos, fazendo a conexão necessária entre aspectos técnicos e artísticos com a produção, como quanto produtora master, articulando equipes de todas as áreas na produção de eventos e grandes espetáculos. Fluente em inglês, francês e espanhol trabalhou ainda como Tour Manager de diversas companhias de dança, no Brasil e em mais de 30 teatros pelo mundo.

OFICINA DE PROJEÇÃO E VIDEOMAPPING PARA ESPETÁCULO CÊNICO
Instrutor: Renato Vilarouca (Rio de Janeiro / RJ)
Horário: 14h às 18h
Local: Teatro Novelas Curitibanas. Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1222. São Francisco.
Nº de participantes: 30
Objetivos da oficina: apresentar os aspectos de pré-produção e realização de um trabalho de projeção e videomapping para as artes cênicas. Formatos de produção de vídeo, apresentação de softwares mais populares, hardware básico e dicas de finalização de conteúdo.

Sobre o profissional:
O designer Renato Vilarouca, sócio da empresa Vilaroucas, trabalha com Videografismo e Animação para TV e Cinema; Videomapping, Projeções e Cenário Virtual para Teatro, Show e Eventos; Motion e Special FX; Direção de Arte, Design Gráfico, Branding e Sinalização. Com um currículo vastíssimo, conta com as seguintes premiações: PRÊMIO CBTIJ: Desenho de Animação em Teatro – Destaque em 2005 pelo trabalho de animação nos espetáculos Mamãe, Como eu Nasci?, Tistu, o Menino do Dedo Verde e Theatro das Virtudes; PRÊMIO ZILKA SALABERRY DE TEATRO INFANTIL 2008: PRÊMIO ESPECIAL – pelo conjunto de trabalhos com técnicas de animação em teatro; INDICAÇÃO AO PRÊMIO SHELL 2008: Categoria Especial pela criação de vídeos dos espetáculos "Meu filho é um doce" e "Aquarelas do Ary"; INDICAÇÃO PRÊMIO ZILKA SALABERRY DE TEATRO INFANTIL 2010: Melhor Cenário – pela concepção visual de "Ludi na Revolta das Vacinas"; INDICAÇÃO PRÊMIO APTR 2011: Categoria Especial – pelos vídeos do espetáculo "Histórias de Amor Líquido".

OFICINA DE MONTAGEM E OPERAÇÃO DE LUZ
Instrutor: Raphael Cassou (Rio de Janeiro / RJ)
Horário: 14h às 18h
Local: Portão Cultural / Auditório Antônio Carlos Kraide – Avenida República Argentina, 3.430.
Nº de participantes: 20
Objetivos da oficina: apresentar uma visão geral em relação à Iluminação Cênica, contando um pouco de sua história, o desenvolvimento dos equipamentos e das lâmpadas. Serão abordados também conceitos como temperatura de cor e índice de reprodução de cor, características da luz e a visão humana, e outros temas como: eletricidade básica, diferenças entre mesas analógicas e digitais, operação e montagem. O foco é na iluminação de espetáculos e eventos, sua concepção, escolha de equipamentos e operação.

Sobre o profissional
: Raphael Cassou é ator, iluminador e crítico teatral. Formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, sendo aluno-pesquisador e bolsista em Iniciação Científica IC-UNIRIO com o Subprojeto de Pesquisa: A historiografia da iluminação cênica. Atualmente é mestrando do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Como Iluminador Cênico trabalhou como assistente de diversos profissionais de renome como Jorginho de Carvalho, Tomás Ribas e Renato Machado entre outros. Ainda como iluminador, operou as luzes dos espetáculos Depois da Queda, Nenhum, Garras Curvas, A Capivara na Luz Trava, Jogo de Damas e Tempo do Meio. Desde 2009 atua também como crítico teatral, colaborando com a revista eletrônica Questão de Crítica. Como docente, foi professor de História da Arte e de Planejamento e Organização do Trabalho e Técnicas de Iluminação Teatral, no curso de formação de Eletricista Audiovisual do SENAI/RJ – 2010/2011.

OFICINA DE MONTAGEM E OPERAÇÃO DE SOM
Instrutora: Caji (Salvador / BA)
Horário: 14h às 18h
Local: Portão Cultural / Sala Roseli Giglio – Avenida República Argentina, 3.430.
Nº de participantes: 30
Objetivos da oficina: apresentar formas eficientes de trabalho com sistemas de som profissional e amador atendendo a demanda cotidiana de espetáculos, levando em consideração as ferramentas disponíveis no mercado brasileiro (Hardware e Software). Será abordado também a utilização do computador como uma ferramenta de criação e manipulação do áudio tanto em espetáculo ao vivo, assim como no estúdio.

Sobre a profissional: músico profissional, cantor, multi instrumentista (violão, guitarra, percussão, teclado). Técnico em sonorização para shows e espetáculos de teatro. Técnico de gravação, mixagem e masterização em estúdio. Proprietário de empresa de sonorização para eventos de pequeno porte e home studio. Consultoria em sonorização para ambientes comerciais e culturais. Ganhador do Prêmio Destaque Técnico, pela operação de som shows concorrentes ao Troféu Caymmi 2015: Ana Paula Albuquerque, Aiace Felix, Luiza Meirelles, Xangai, Juliana Ribeiro e Jurema Paes. Atividades de formação: Vem ministrando diversos cursos e oficinas, dentre ao quais: oficina de sonorização e áudio digital, do projeto Oficinas Técnicas do Centro Técnico Teatro Castro Alves (Salvador/BA); Oficina de Técnicas de Som do II Encontro da Rede de Pontos de Cultura da Bahia, projeto TEIA BAHIA 2014 de encantos e encontros; oficina de utilização do computador como ferramenta de gravação de áudio – áudio digital, da Caixa Cultural de Salvador – 2013; ministrante da disciplina sonorização ao vivo e digital do curso de Técnicas de Palco do projeto NA TRILHA DAS ARTES pela SETRE – Secretaria do Trabalho Emprego e Renda – 2012; dentre outros.

Período: 26 a 30 de outubro de 2015
Carga horária: 20 horas aula.
Inscrição: até 21 de outubro
Mais informações: (41) 3321-3357 / 3321-3358
O preenchimento do formulário de inscrição não garante a participação

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC