05.11.2011Curitiba preparada para a Virada da Paz

Está tudo pronto para a Virada Cultural, que acontece no fim de semana (dias 5 e 6) e este ano leva às ruas o tema "Viva a Cultura da Paz". A Virada marca o início da Corrente Cultural, que se estende até o dia 12 de novembro. Para garantir o bem-estar e a segurança das 150 mil pessoas que devem circular pelos três palcos montados nas Ruínas São Francisco, Rua Riachuelo e Praça Espanha, além dos mais de 80 espaços culturais, bares e restaurantes que fazem parte do evento, foi montada uma infraestrutura especial.

"A imagem de civilidade do curitibano e de participação na vida cultural da cidade ficou registrada na primeira Virada. Queremos repetir o sucesso, oferecendo programação gratuita e de qualidade para todas as idades", destaca a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Roberta Storelli.

A exemplo do ano passado, Polícia Militar, Guarda Municipal, Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná, Secretaria Antidrogas, Corpo de Bombeiros, Diretran, Urbs, Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde trabalham unidos nesta iniciativa que oferece mais de 24 horas de atividades culturais gratuitas ou a preços populares. Artistas locais e nacionais fazem shows e peças de teatro, paralelamente a mostras de cinema, contação de histórias, exposições e muitas outras atrações, distribuídas em mais de 400 eventos.

A segurança será reforçada com o aumento do efetivo policial nas ruas, além da contratação de 70 seguranças terceirizados para atender os palcos. Um ambulatório será montado na Rua Jaime Reis, 331, no Bairro São Francisco, na Unidade de Saúde Mãe Curitibana. Cada palco contará com uma ambulância de plantão, além de uma UTI móvel. A população também pode ligar para o número 192 e contatar as unidades do SAMU - Serviço de Atendimento Médico de Urgência.

Cerca de 90 sanitários serão colocados nos principais espaços de concentração do público. Desses, 14 são adaptados para portadores de necessidades especiais.

O meio ambiente também está entre as preocupações da Fundação Cultural de Curitiba. Sacolas recicláveis foram confeccionadas pelas mulheres do Clube de Mães Vila das Torres com o material dos banners da Virada de 2010 e estão sendo distribuídas para os parceiros que trabalham na Corrente. Com relação à limpeza pública, garis trabalharão fazendo a coleta antes, durante e depois dos shows.

A Fundação Cultural de Curitiba e a Prefeitura Municipal dão incentivo à Virada e têm como parceiros a Secretaria de Estado da Cultura, Instituto Municipal Curitiba Turismo, Icac - Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Sistema Fecomércio/PR (Sesc / Senac), Fiep / Sesi, Caixa Econômica Federal, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Rádio e TV É Paraná, Instituto Cervantes, Instituto Goethe, Aliança Francesa, Consulado Geral da Itália, Consulado Geral da Polônia são parceiros na realização da Corrente Cultural. O evento tem os apoios dos vereadores Caique Ferrante, Professor Galdino, Renata Bueno, Jonny Stica, João do Suco e da deputada estadual Mara Lima.

A programação completa da Corrente e da Virada Cultural está no site www.correntecultural.com.br

Acompanhe também a Corrente Cultural 2011 nas redes sociais:

facebook.com/correntecultural

twitter.com/correntecultural