14.04.2021Curitiba Lê faz aniversário e dá podcast de presente ao público

Um podcast quinzenal destinado a leituras de textos variados, contação de histórias e bate-papos com escritores poderá ser acessado, a partir desta quinta-feira (15/4), no Facebook da Fundação Cultural de Curitiba, pelo endereço https://www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba. A estreia da ferramenta virtual e inclusiva do programa Curitiba Lê – o conjunto de ações da Prefeitura de incentivo à leitura e à formação de leitores – está marcada para as 10h.

O lançamento faz parte da programação da Semana Curitiba Lê, que celebra o aniversário de 11 anos do programa com atrações virtuais. No mesmo dia, o público poderá participar de um encontro sobre a obra do uruguaio Eduardo Galeano e um bate-papo com o autor curitibano Alexandre França, entre outras atrações.

A programação segue até domingo (18/4). Confira todas as atrações do evento no https://bit.ly/3uAXlja.

Conexão com a leitura

O episódio inaugural do podcast Curitiba Lê apresentará Tantas Pernas, conto do premiado escritor e jornalista pernambucano contemporâneo Raimundo Carrero. O texto abre a série Leituras, uma das faixas de atrações da nova ferramenta, justamente pela conexão da temática com o ato da leitura.

A leitura do texto é de Daniele Rosa, com apresentação e edição de Alex Brasil, ambos da equipe da Casa da Leitura Dario Vellozo. O local, que integra a rede de espaços de leitura da FCC e está temporariamente fechado por causa das exigências sanitárias para controle do novo coronavírus, fica na Rua da Cidadania do Boa Vista. Foi lá, no espaço repleto de livros e temporariamente vazio de pessoas, que Daniele leu e gravou o conto.

Para quem não vê

“É mais um recurso moderno, grátis, prático e dinâmico para levar a leitura à rotina das pessoas de todas as idades, incluindo as que não veem ou têm baixa visão”, observa a coordenadora de Literatura da FCC, Mariane Torres. “Se no passado o público precisava ficar diante do rádio para ouvir seus programas preferidos, agora ele escolhe as atrações desejadas e as leva aonde quiser, ouvindo bons textos até mesmo enquanto se desloca”, completa.

A novidade faz a diferença principalmente durante as diferentes fases da pandemia, quando as 17 Casas da Leitura da FCC e demais espaços culturais não podem funcionar e oferecer aos leitores seu acervo de livros impressos para consulta ou empréstimo.

Plataformas

Além da página da FCC no Facebook, o texto poderá ser ouvido em diversas plataformas virtuais, no horário que os leitores escolherem. São elas: Spotify (https://open.spotify.com/show/41qlYmZBO9Mao80wnaX2x);
Anchor (https://anchor.fm/podcastcuritibale); Breaker (https://www.breaker.audio/curitiba-le); Castbox (https://castbox.fm/channel/Curitiba-L%C3%AA-id4014552?country=us); Pocket Casts (https://pca.st/vbingt7z); e RadioPublic (https://radiopublic.com/curitiba-l-GE1qBr).

Serviço: Lançamento do podcast Curitiba Lê
Data: 15/4 (quinta-feira)