04.04.2022Curitiba Lê Digital: dez novos autores chegam ao aplicativo

A Fundação Cultural de Curitiba renovou o catálogo de livros do aplicativo Curitiba Lê Digital. Dez novos títulos de autores que nasceram ou moram em Curitiba estão disponíveis gratuitamente para leitura na tela do celular ou do tablet. As novas obras se somam aos outros 219 livros do acervo digital.

As novidades do catálogo contam com gêneros como poesia, romance e crônica. Entre elas está o livro Ribamar, do renomado autor José Castello, vencedor do prêmio Jabuti na categoria de romance, em 2011. São cinco homens e cinco mulheres em uma seleção de autores de diferentes estilos, idades e origens. Há opções para todas as idades e todos os gostos.

“As obras produzidas aqui trazem um olhar local sobre as coisas e produz identificação. O público conhece lugares, jeitos de falar, a cultura própria”, afirma a coordenadora de Literatura da Fundação Cultural de Curitiba, Mariane Filipack Torres.

A curadoria e seleção dos livros é feita pela equipe de Literatura da Fundação Cultural com auxílio de Luci Collin, renomada autora curitibana e indicada ao prêmio Jabuti.

Como funciona

Para acessar os 229 livros oferecidos pelo serviço, basta baixar o aplicativo Curitiba App (Apple Stores ou Google Play) e fazer um cadastro. Em seguida, clicar no ícone Curitiba Lê e fazer uma busca pelo nome do livro de interesse. Também é possível procurar pelo gênero, como drama, romance ou ficção, por exemplo. Por fim, ao clicar em algum título, é possível conferir a sinopse e escolher a opção de download.

Os novos títulos no App Curitiba Lê Digital

TEMPO DE ESCOLHAS (poesia)
Autora: Adélia Maria Woellner
Adélia Maria Woellner nasceu em Curitiba. Pertence à Academia Paranaense de Letras e ao Centro de Letras do Paraná. Recebeu prêmios e homenagens, publicou mais de 20 títulos, entre poemas, crônicas, ensaio, pesquisa e literatura infantil.

FIA (poesia)
Autora: Jussara Salazar
Escritora e artista visual. Publicou Inscritos da casa de Alice (1999), Natália (2004), Coraurissonoros (Buenos Aires, 2008), Carpideiras (2011), finalista do Prêmio Portugal Telecom, FIA (2016) e outros. FIA é o resultado de um projeto em parceria com o Funcultura/PE, em que a autora trabalhou com artesãs da renda no povoado de Gravatá dos Gomes no semiárido pernambucano. Através desse contato, recolheu dados, entre falas e imagens que resultaram no livro de poemas.

POEMAS DE AMOR AINDA (poesia)
Autor: Antonio Thadeu Wojciechowski
Antonio Thadeu Wojciechowski nasceu em Curitiba. É professor, poeta e compositor. Tem mais de 30 livros editados. No livro estão doses de amor ao próximo, amor à natureza, amor à humanidade, amor ao conhecimento, amor à tolerância, amor à família, tudo em forma de poesia. A obra é uma mina de sonoridades, assombros e descobertas, sob a cuidadosa curadoria de um profissional.

SETE QUEDAS, SETE ANÕES E UM DRAGÃO (infantojuvenil)
Ilustrado por Rosângela Grafetti
Autora: Glória Kirinus
Gloria Kirinus nasceu em Huancayo, Peru, e mora em Curitiba. É pós-doutora em Sociologia pela Sorbonne, de Paris, e doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP. Os sete anões desta história contam a narrativa das Sete Quedas do Rio Paraná, na região de Guaíra. E porque as coisas findas, muito mais que lindas, elas viverão; e porque esta história se repete, em outros lugares do Brasil e do mundo, merece ser contada.

OS JORNAIS DE GERALDINE (Infantojuvenil)
Autora: Jaqueline Conte
Jaqueline Conte é jornalista, poeta, pesquisadora e escritora de literatura infantil e juvenil, doutoranda em materialidades da literatura, na Universidade de Coimbra, mestra em estudos de linguagens pela UTFPR. No livro, Geraldine tem um hábito incomum: em seu caderninho azul, coleciona nomes que considera diferentes, selecionados do obituário do jornal. O motivo? Ela quer inventar histórias para esses nomes.

ENCONTROS DESCONCERTANTES (Infantojuvenil)
Autora: Priscila Prado
Priscila Prado é escritora, advogada e mestranda na UTFPR em estudos de linguagens. Finalista do prêmio Jabuti 2013 com o livro Preguiça, coragem e outros bichos. Encontros desconcertantes é livro, exposição, oficinas e outras intervenções poéticas deflagradas a partir dos pares de poemas e fotos selecionados pela autora. São desconcertantes os encontros do ser no mundo – que é o espaço onde ele se conhece.

RIBAMAR (Romance)
Autor: José Castello
Carioca, nascido em 1951, José Castello é escritor e jornalista. Ribamar trata da difícil e perturbadora relação entre um pai, Ribamar, e seu filho homem, batizado com o mesmo nome do autor, José. Apesar de conter elementos biográficos, o livro não é uma biografia. Nele, restos da memória são distorcidos e recriados livremente. O que interessa ao autor não é a verdade, mas o que fazemos com a verdade.

O COMPRADOR (romance)
Autor: Guido Viaro
Guido Viaro é um escritor e cineasta curitibano, nascido em 1968. É autor de 19 livros. Em O comprador, enquanto não decide qual será sua derradeira perversão, o bilionário Ludwig Wistemburg costuma incendiar obras de arte de grandes mestres que adquiriu por milhões de dólares em leilões de arte. Sua vida subitamente se modifica quando conhece Francesco, um garçom italiano com quase 60 anos, pequeno e frágil. Ludwig fica fascinado pela figura do perfeito homem medíocre.

O CÃO MENTECAPTO (conto)
Autor: Otavio Linhares
Otavio Linhares é natural de Curitiba. Já participou de diversos filmes e séries, com destaque para as produções: Carcereiros (Globoplay/2018), Irmandade (Netflix/2019) e Deserto particular (Grafo/2021). Tem quatro livros publicados. O Cão Mentecapto é regido por uma brutalidade que se injeta pelos veios da infância. Nos 16 contos que integram o terceiro livro do autor, os personagens se encontram em ocasiões de transformação e de auto estranhamento, através das quais a percepção do mundo passa por um filtro desfigurador que condiciona a violência como um meio de formação.

NÓS PASSAREMOS EM BRANCO (crônica)
Autor: Luís Henrique Pellanda
Luís Henrique Pellanda nasceu em Curitiba, é escritor e jornalista. Nas crônicas de Luís Henrique Pellanda, o centro de Curitiba é o cenário de histórias quase invisíveis, flagrantes do cotidiano que revelam o que há de perverso – e também de encantador – nas ruas anônimas de uma metrópole. O livro ficou entre os finalistas do Prêmio Jabuti de 2012, na categoria Conto e Crônica.