29.04.2013 Curitiba Lê comemora seu terceiro ano com programação especial

O Palacete Wolf recebe, nesta segunda-feira (29), a partir das 19h30, uma programação especial para comemorar o terceiro ano do Curitiba Lê. Desenvolvido pela Fundação Cultural, o programa engloba um conjunto de ações realizadas em 16 espaços de leitura da cidade para promover a criação literária e o incentivo à leitura. A grande novidade do programa para 2013 é o reforço das Tubotecas – projeto-piloto que oferece para a população bibliotecas nas estações-tubo.

Uma das atividades especiais programadas é a exposição fotográfica organizada por Emanuelle Assini, mediadora da Casa da Leitura Wilson Bueno (Portão Cultural), que faz uma retrospectiva do projeto com imagens marcantes do programa. Também serão realizadas leituras de poesias pelos mediadores Lucas Buchile e Fabiane Cezaro, leitura dramática, por Lilyan Souza (mediadora da Casa da Leitura Hilda Hilst) e a contação de histórias, por Élcio Di Trento (mediador da CL Walmor Marcelino).

Sobre – Entre as ações de incentivo à leitura, o Curitiba lê promove os Laboratórios de Leitura, as Rodas e Ciclos de Leitura e as Contações de Histórias. Em 2012, foram realizadas 2.423 Rodas de Leitura que receberam a participação de mais de 40 mil pessoas. As 991 Contações de Histórias foram vistas por quase 30 mil pessoas no último ano.

Para incrementar a criação e produção literária local o Curitiba Lê promove oficinas de análise e criação literária ministradas por escritores selecionados por editais que incentivam os participantes à análise da produção de escritores consagrados por crítica e público. Os participantes das oficinas apresentam textos trabalhados ao longo de vinte encontros para uma comissão de análise composta por escritores externos ao processo, e que indicam os textos para publicação no Jornal das Oficinas completando a cadeia criativa e produtiva de textos literários.

29/04/2013
Local: Palacete Wolf