23.06.2019 Curitiba homenageia a atriz Claudete Pereira Jorge

Uma das grandes damas do teatro paranaense, a atriz Claudete Pereira Jorge, que morreu em 2016, recebeu uma homenagem de Curitiba na noite deste sábado. Exatamente na data do seu aniversário (22 de junho), seu nome passou a complementar oficialmente a denominação de um dos mais tradicionais teatros da cidade: Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge.

A homenagem aconteceu durante a primeira edição da mostra teatral que também leva o seu nome e que se estende até 7 de julho com inúmeras atrações. Artistas, familiares, amigos e admiradores movimentaram o teatro para acompanhar o descerramento da placa e assistir ao espetáculo “Foi assim que o oceano invadiu a minha casa”, um monólogo produzido pela sua filha, a atriz Helena Portela, em homenagem à mãe.

A nova denominação do teatro foi aprovada pela lei municipal 15.133 de dezembro de 2017. A placa foi descerrada pelo diretor Administrativo-Financeiro da Fundação Cultural de Curitiba, Cristiano Morrissy, representando a presidente Ana Cristina de Castro, e pelo ator, diretor e produtor Nautílio Portela, com quem a atriz foi casada. Também estiveram presentes o diretor de Ação Cultural, Beto Lanza, e o coordenador de Teatro da FCC, Clóvis Severo.

“Aqui é a casa de Claudete”, comentou Nautílio Portela. “Aqui estão suas fotografias, suas plantas, suas lembranças. É um ambiente próximo do que era a sua casa”, explicou o diretor, mostrando a exposição de textos e fotos que tomou conta do teatro e relata a trajetória de mais de 40 anos de carreira de Claudete Pereira Jorge.

Nautílio agradeceu a homenagem da classe artística, da Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba, e ao imenso público que tem prestigiado a mostra. A Cinemateca também está participando do evento com a exibição de filmes em que a atriz atuou.

Nascida em Ponta Grossa em 1954, Claudete Pereira Jorge trabalhou em teatro, cinema e televisão. Chegou a Curitiba aos 20 anos para se dedicar às artes cênicas. Mostrou o seu talento em mais de 60 espetáculos teatrais, muitos também como diretora e produtora. No cinema trabalhou com grandes diretores. Além de atuar em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, se destacou em apresentações internacionais, encenando o Canto I da Ilíada de Homero (1ª Bienal de Arte Contemporânea de Thessoloníki, na Grécia, em 2006). Recebeu em 2000 e 2005 o Prêmio Gralha Azul de melhor atriz.

Programação da Mostra Claudete Pereira Jorge – próximas atrações:

Dia 23/6
15h – peça teatral infantil “O Céu de Mahura”
17h – Ilíada Canto 16 e Odisseia Canto 5
19h – Poesia em libras