16.04.2010Curitiba ganha programa de incentivo à leitura

O prefeito Luciano Ducci lançou nesta sexta-feira (16) o programa Curitiba Lê, de incentivo ao hábito da leitura, e inaugurou a Casa da Leitura Paulo Leminski, a terceira da cidade. "O acesso dos curitibanos à cultura, em todos bairros de Curitiba, é uma das maiores prioridades da Prefeitura", disse Luciano Ducci. O lançamento do programa também foi marcado pela inaugurada da primeira Estação da Leitura, no Terminal do Pinheirinho, que funcionará como posto de atendimento para empréstimo de livros gratuitamente.

Na entrega da Casa da Leitura, na rua Padre Gaston, CIC, Luciano Ducci disse que os curitibanos terão com o Curitiba Lê maior acesso aos livros e, assim, criar o hábito a leitura. "Este programa é mais um ganho para a cidade na área cultural. São várias ações de incentivo à leitura, como a criação de 13 Casas da Leitura", disse o prefeito.

Promovido pela Fundação Cultural o programa Curitiba Lê engloba um conjunto de ações de fomento, difusão e formação que visam aumentar quantitativa e qualitativamente os índices de leitura entre crianças, jovens e adultos. Para integrar o Curitiba Lê, todas as bibliotecas mantidas pela Fundação Cultural foram transformadas em Casas da Leitura, cada uma homenageando um autor. No total são 13 novos espaços que tem como objetivo incentivar ativamente a prática da leitura e envolver a comunidade com o hábito de ler.

A filha do escritor Paulo Leminski, Aurea Leminski, participou da inauguração da Casa da Leitura na CIC e disse que a família ficou emocionada com a homenagem ao pai. "Queremos doar mais livros da obra produzida pelo meu pai, para que seja guardada aqui como memória da produção de Paulo Leminski", disse Aurea.

Vizinho da nova Casa da Leitura, o aposentado Ataliba Paiva, 80 anos, elogiou o equipamento. "É vital para a formação cultural dos jovens. Não sou um homem de muitas leituras. Mas, mesmo assim, fiz questão de acompanhar toda a obra de construção da Casa da Leitura, porque sei que este é um espaço que vai formar os futuros curitibanos", disse.

Outra moradora contente com o novo equipamento, é a dona de casa, Eunice Sonia Wigerter. Ela disse que a Casa da Leitura será um espaço frequentado por toda sua família. "Tenho dois filhos e vou ir todo dia pegar um livro novo, porque assim vou aprender mais da vida", disse.

"A Fundação mantém programas permanentes de incentivo à Leitura que agora serão fortalecidos com o Curitiba Lê", diz Paulino Viapiana. O presidente da FCC destaca os baixos índices de leitura no Brasil e que o objetivo do programa é contribuir para reverter essa situação, eliminando barreiras e deixando o livro mais perto dos leitores. "O embrião do programa foi a criação da primeira Casa da Leitura, no Parque Barigui, ideia sugerida pela escritora Marta Morais da Costa e implantada pela FCC. É muito gratificante ver como a proposta se transformou nesse programa maior que é o Curitiba Lê."

Inédito - A implantação da Estação da Leitura no Terminal do Pinheirinho é uma iniciativa inédita. Ela vai funcionar como posto de atendimento para empréstimo de livros, o que será feito de forma bastante simples, gratuitamente e sem burocracia. Para emprestar um livro, basta apresentar um documento de identificação e informar o endereço. O sistema não utilizará carteiras de usuários.

A primeira Estação da Leitura a entrar em funcionamento é a do Terminal do Pinheirinho. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 20h30, e sábados das 6h30 às 14h. A Estação terá dois terminais de computadores disponíveis ao público para consulta do acervo local e de acervos localizados em outras unidades da Fundação Cultural.

Fazem parte ainda do programa Curitiba Lê todas as ações que a Fundação Cultural já desenvolve no campo da literatura. Entre elas estão os ciclos de leitura, que se propõem a estudar a obra de determinados autores, além de cursos e oficinas literárias. A Fundação Cultural também promove em seus espaços rodas de leitura e sessões de contação de histórias. As Casas da Leitura têm a proposta de funcionar como um centro de estudos e pesquisas voltado à leitura, não só do ponto de vista da promoção do hábito de ler como das discussões teóricas sobre os mecanismos e as formas de incentivo. Nesse sentido, elas também são palco de cursos, seminários e conferências voltados a agentes multiplicadores e incentivadores, como é o caso dos professores da rede municipal de ensino, contadores de histórias, arte educadores e voluntários.

Casas da Leitura - endereços e horário de funcionamento:

Casa da Leitura Augusto Stresser
Centro de Criatividade de Curitiba
Rua Mateus Leme, 4.700 - Parque São Lourenço
Fone: 3254-6802
Segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Domingos, das 10h às 17h30.

Casa da Leitura Manoel Carlos Karam
Rua Batista Ganz, 453 - Parque Barigüi
Fone: 3240-1101
Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30. Domingos, das 10h às 17h30.

Casa da Leitura Paulo Leminski
Rua Padre Gaston, s/n° - Cidade Industrial
Fone: 3212-1402
Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

Casa da Leitura Jamil Snege

Fone: 3361-2303

Casa da Leitura Miguel de Cervantes
Praça Espanha - Rua Carlos de Carvalho, s/nº - Batel - Fone: 3321-2821
Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Sábado, das 10h às 18h.

Casa da Leitura Nair de Macedo
Rua da Capitania, 57 - Guabirotuba
Fone: 3296-3312
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Casa da Leitura Dario Vellozo
Praça Garibaldi, 7 - Centro