28.03.2018Curitiba celebra a Paixão de Cristo em várias Regionais

Grupos de teatro de diversas regionais encenam a Paixão de Cristo nesta sexta-feira (30/03) em vários bairros da cidade. Um dos espetáculos é apresentado há 19 anos pelo grupo de Teatro Arte e Vida, na Rua da Cidadania do Bairro Novo, hoje uma das maiores encenações que retratam a Paixão em Curitiba.

Iniciado no ano 2000, em cima de um caminhão, com poucos membros que se revezavam entre produção e atuação, atualmente reúne uma equipe e elenco com mais de 200 pessoas que atua na peça. O espetáculo foi visto por mais de 12 mil espectadores em 2017.

A encenação deste ano conta com novas cenas e reformulação de outras, e o grupo investiu também na produção dos cenários e figurinos, fiéis à época, com o intuito de remontar com excelência a história do calvário de Jesus Cristo. O espetáculo é um marco na região, entrando, inclusive, para o calendário oficial de eventos da Prefeitura de Curitiba.

O elenco do Grupo Arte e Vida é formado completamente por moradores da região, amadores que, embora não vivam do teatro, tornam-se grandes atores e atrizes durante os meses de preparação para a encenação. A produção é composta por profissionais que doam sua formação e qualificações por acreditar neste projeto que busca incentivar e aproximar a cultura da população.

“O que impressiona nas encenações da Paixão de Cristo em Curitiba é o envolvimento das comunidades. Durante os meses que antecedem a sexta-feira santa o trabalho dos grupos é frenético, principalmente à noite e em fins de semana. Pessoas das mais diversas profissões sentam lado a lado para costurar, pintar e ensaiar para montagens. Em sua maioria são amadores do teatro, mas com um entusiasmo de dar orgulho”, destaca Clovis Severo, coordenador da área de teatro da Fundação Cultural de Curitiba, apoiadora dos eventos.

Outras regionais
E não é só no Bairro Novo que terá a encenação da Paixão de Cristo. Mais seis espetáculos tradicionais também serão encenados em vários bairros da cidade. Na Regional Boa Vista, o Grupo Êxodus apresenta a Paixão no bairro Barreirinha. Iniciativa de um grupo de moradores, atualmente conta com cerca de 300 integrantes e atrai um público de até 5 mil pessoas. Já tradicional na cidade, o espetáculo emociona e desperta os sentidos dos espectadores que vêm de diversos lugares para prestigiar a encenação. Alguns, inclusive parentes dos integrantes e dos moradores do Bairro, vêm de outros estados, o que promove a integração das pessoas e levanta a autoestima dos moradores na medida em que apresentam uma interessante produção feita por sua própria comunidade.

No Bairro Alto o Grupo Adorarte sobe ao palco do Centro Cultural Vilinha. Já na Regional Boqueirão, a apresentação será do Grupo de Teatro Amor em Cena, no Xaxim, e do Grupo JUBAC, na Praça Recanto dos Eucaliptos, no Alto Boqueirão.

No Pinheirinho a encenação é do Grupo de Teatro do Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração. Também haverá apresentação do Grupo de Jovens Mãe Maria da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, que fará a encenação a partir da Rua André Matte com chegada na Rua Humberto Zanato.
Todas as apresentações são gratuitas.

Confira a programação:
Encenações da Paixão de Cristo

Sexta-feira (30/03)

Grupo de Teatro Arte e Vida
20 horas
Local: Rua da Cidadania Bairro Novo – Rua Tijucas do Sul, 1700.
Sítio Cercado.

Associação Cultural Êxodus
Local: Praça Acir Macedo Guimarães, Rua Carmelina Cavassin, s/nº
Abranches.

Adorarte – Grupo de Teatro Paróquia Maria Mãe da Igreja
20 horas.
Local: Centro Cultural Vilinha. Rua Marco Polo,1560
Bairro Alto.

Grupo JUBAC – Jovens Unidos Buscando o Amor de Cristo
19 horas.
Local: Praça Recanto dos Eucaliptos – R. Pastor Antonio Polito, 2200. Alto Boqueirão.

Grupo de Teatro Amor em Cena
20 horas
Local: Complexo Poliesportivo Xaxim – Rua Inocente Rebelato, s/nº.
Xaxim.

Grupo de Teatro do Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração
19h30
Local: Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração – R. Nicola Pellanda, 545. Pinheirinho.

Grupo de Jovens Mãe Maria da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos
18 horas
Roteiro: Saída: Rua André Matte; chegada: Rua Humberto Zanato, 895. Pinheirinho.