20.04.2013Curitiba apresenta ao MinC ações culturais para a Copa do Mundo

O prefeito Gustavo Fruet, o presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marcos Cordiolli, e o secretário especial da Copa, Reginaldo Cordeiro, reuniram-se, no último dia 11 de abril, com a secretária-executiva do Ministério da Cultura (MinC), Jeanine Pires. Durante o encontro foram discutidos os projetos culturais para Curitiba que ocorrerão em paralelo à Copa do Mundo FIFA 2014.

A proposta do Ministério é formar parceria com Curitiba para abrigar o FIFA FAN Fest – festival cultural que acorre durante os 31 dias de competição. Na ocasião, Cordiolli propôs uma agenda cultural da cidade, com outros eventos que podem acontecer nas Regionais da FCC.

“Foi um encontro muito proveitoso. A secretária-executiva do MinC ficou muito impressionada com o projeto cultural de Curitiba para a Copa, que na avaliação dela, é um dos melhores e mais bem desenvolvidos de todas as 12 cidades-sede da Copa”, avaliou o presidente da FCC.

Ainda foram discutidos projetos de acessibilidade e reformas em alguns dos espaços da FCC, dentre eles o Centro de Criatividade de Curitiba, o Museu Municipal de Arte (MuMA), o Solar do Barão, o Palacete Wolf e o Teatro do Paiol. Os locais serão utilizados durante o evento.

Jeanine Pires fez ainda elogios sobre o projeto da Tuboteca, que na avaliação da secretária-executiva, pode servir de modelo para outras cidades.