27.05.2011Curitiba antiga no traço de chargistas em mostra na Universidade Positivo

Uma parceria entre a Fundação Cultural de Curitiba e a Universidade Positivo permite levar ao público a exposição "Factos da actualidade: Charges e caricaturas em Curitiba, 1900 - 1950", que acontece no Foyer do Teatro Positivo. A mostra é um recorte da edição especial da série Boletim Casa Romário Martins, publicada pela Fundação Cultural. Lançado no ano passado, o boletim foi escrito pelas pesquisadoras Aparecida Vaz da Silva Bahls e Mariane Cristina Buso como resultado de pesquisas iniciadas em 2006. A obra resgata um rico material que retrata uma época pelo traço de importantes chargistas.

A exposição conta com 108 imagens distribuídas em dez painéis que versam sobre os diversos temas discutidos na sociedade curitibana daquele período, como anticlericalismo, modernidade, política, condição da mulher e problemas de infraestrutura urbana. O material foi pesquisado principalmente no acervo da Fundação Cultural de Curitiba, nas revistas de época e nos desenhos originais criados por Alceu Chichorro, os quais destacam a Segunda Guerra Mundial, a política nacional e estadual e a visão que o artista tinha sobre a mulher. A mostra completa-se com 14 obras originais desse material.

Em suas pesquisas, as autoras do boletim levantaram mais de setecentas imagens, tendo como ponto de partida as obras de João Pedro, o Mulato. O trabalho desdobrou-se nas charges e caricaturas das revistas, culminando com as criações de Chichorro.

O boletim divide-se em dois momentos: "A seriedade no humor", no qual são comentadas as manifestações caricaturais em um contexto geral, e "A sociedade em destaque", quando Curitiba e seus personagens ganham vida por meio dos caricaturistas que atuaram nas revistas e nos jornais do período estudado. Enfocando assuntos casuais e corriqueiros, questões nacionais e internacionais que dominavam o noticiário daquela época, a sátira aborda temas atemporais e induz à reflexão sobre o nosso próprio cotidiano e o tempo em que vivemos.

Em 2010, o lançamento da publicação marcou a reabertura da Casa Romário Martins, último exemplar da arquitetura colonial portuguesa em nossa cidade, que passou por amplo processo de restauração. A recuperação deste espaço, mantido pela Fundação Cultural de Curitiba, integra a iniciativa da Prefeitura Municipal em preservar o patrimônio histórico da cidade.

Exposição "Factos da actualidade: Charges e caricaturas em Curitiba, 1900 - 1950"

Local: Foyer do Teatro Positivo - Pequeno Auditório - Prédio de Pós-Graduação e Extensão da Universidade Positivo (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 - Campo Comprido - telefone: (41) 3317-3000)

Data: até 29 de junho de 2011

Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h; sábados, das 9h às 15h.

Entrada franca