23.04.2014Cristóvão Tezza abre a Festa Literária das Periferias

Evento terá encontros literários, palestras sobre grandes pensadores do Brasil e prevê a publicação de livro com textos de participantes do evento

O escritor Cristóvão Tezza, que acaba de lançar um novo livro, será o primeiro autor brasileiro a "bater bola" com um dos escritores estrangeiros convidados a participar da Festa Literária das Periferias – FLUPP Brasil. O evento nacional começa em Curitiba, nesta sexta-feira e sábado (dias 25 e 26 de abril), na Vila Verde, antes de seguir para outras três cidades-sede da Copa do Mundo.

O autor estrangeiro é o iraniano radicado no México Mohsen Emadi, poeta perseguido pelo regime autoritário de seu país, que vem à FLUPP Brasil com apoio do ICORN – International Cities of Refuge Network. A entidade que abriga escritores refugiados em diversos pontos do planeta busca parcerias no Brasil para construir abrigos, inclusive em Curitiba.

Também entram em campo para conversas literárias sobre o global e o local José Castello e o sul-coreano Kim Young-ha, Luci Collin e o mexicano Juan Pablo Villalobos e Rogério Pereira e argelino Abdelkader Djemaï.

A festa mundial do futebol é o momento oportuno para as discussões que serão travadas durante o evento sobre o pensamento de quatro grandes estudiosos do Brasil e dos brasileiros: Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Hollanda, Mário de Andrade e Darcy Ribeiro. Seus pensamentos servirão de ponto de partida para a produção de textos de novos autores, à margem dos grandes circuitos literários, que terão a chance de ser publicados em um livro reunindo 40 textos curtos de participantes das quatros edições da FLUPP Brasil.

Inscrições:
As inscrições poderão ser feitas via site (www.flupp.net.br) até a véspera do evento. Depois de Curitiba, a FLUPP segue para as periferias de Salvador, nos 9 e 10 de maio, São Paulo, nos dias 23 e 24 do mesmo mês, e Rio de Janeiro, nos dias 6 e 7 de junho.

A FLUPP Brasil é apresentada pelo BNDES e realizada pela Associação Cultural de Estudos Contemporâneos (ACEC). Em Curitiba, recebe o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, Secretaria Municipal de Educação, do ICORN (International Cities of Refuge Network), da Biblioteca Pública do Paraná, do Jornal Rascunho, da Maison de France e do Rause Café.

Programação:
Dia 25 de abril
8h30 à 10h – Mesa: Cristovão Tezza e Mohsen Emadi (Irã)
10h30 às 11h30 – Palestra: Yolanda Linda Lobo fala sobre Darcy Ribeiro
14h às 15h – Palestra: Marcos Alvito fala sobre Gilberto Freyre
15h30 às 17h – Mesa: José Castello e Kim Young-há (Coréia do Sul)
Dia 26 de abril:
9h às 10h30 – Mesa: Luci Collin e Juan Pablo Villalobos (México)
11h às 12h – Palestra: Eduardo Jardim fala sobre Mario de Andrade
14h às 15h – Palestra: Bernardo Buarque de Holanda fala sobre Sérgio Buarque de Holanda
15h30 às 17h – Mesa: Rogério Pereira e Abdelkader Djemai (Argélia)

Serviço:
FLUPP Brasil em Curitiba
Local: Teatro Peça por Peça, junto à EM América Sabóia – Vila Verde (R. Emílio Romani, 316 – Cidade Industrial)
Datas: Dias 25 e 26 de abril
Inscrições: pelo site www.flupp.net.br até a véspera do evento
Entrada franca

Autor: Assessoria de Imprensa FLUPP Brasil

Fonte: FLUPP Brasil

Compartilhe:

imprimir voltar