04.02.2019Crianças brincam ao som do bloco Garibaldinho

Este domingo (3/2) foi animado pelo primeiro evento oficial do Carnaval 2019, promovido pela Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba (FCC). Crianças acompanhadas de pais e familiares se reuniram na Praça João Cândido, no Centro Histórico, para brincar e dançar ao som do Garibaldinho, a versão infantil do tradicional bloco carnavalesco Garibaldis e Sacis.

A festa deu início à programação do pré-carnaval, que ao longo deste mês reserva muitas atrações. O Garibaldis e Sacis fará mais duas apresentações aos domingos: dia 17 no bairro Sítio Cercado e dia 24 na Avenida Marechal Deodoro, das 15h às 19h.

No Centro Histórico, assim que a chuva deu uma trégua, a animação tomou conta e fez a festa das crianças que, com fantasias, puderam se divertir com as tradicionais marchinhas de carnaval e outras canções compostas pelo bloco. O Garibaldinho é uma proposta do Garibaldis e Sacis, cuja trajetória completa 20 anos.

Em pouco tempo os foliões foram se aglomerando na praça e muitos, apesar de tão pequenos, fizeram a sua estreia no Carnaval. É o caso de Valentina, de apenas quatro meses, que esbanjava alegria no colo da avó. “Acompanho o bloco há mais de 10 anos e não podia deixar de trazê-la. Assim ela já vai pegando o gosto”, conta Victória Vieira Padilha, mãe de Valentina.

Outra que estreou no Garibaldinho foi a menina Gabriela, que festejava no colo do pai Alex Justus, ao lado da mãe, Heloisa, moradores do bairro Portão. “Viemos especialmente para a festa”, disse Heloísa.

Claudete Huppes veio de Almirante Tamandaré para trazer a neta Maria Luiza pelo terceiro ano consecutivo. “Amo esse bloco”, resumiu. “Venho sempre. Essa festa é maravilhosa”, comentou Shandali Costa, moradora do Uberaba, que trouxe a filha Liane, de dois anos.

Descontração e segurança
Um dos organizadores, Leandro Leal lembra que nos primeiros anos da história do bloco, os participantes eram convidados a se vestir de criança. Daí surgiu a ideia de fazer um dia de pré-carnaval destinado aos pequenos, mas que no fim das contas atrai foliões de todas as idades. “Nosso lema é: faça chuva, faça sol, a gente está lá, nem que seja para se divertir molhado”, diz.

O evento tornou-se uma atração aguardada pelas famílias, que têm a opção de festejar o Carnaval com as crianças num ambiente descontraído e seguro, com a estrutura de apoio da FCC: a tenda onde ficam os equipamentos de som, banheiros químicos, ambulância, além da equipe de brigadistas e da Guarda Municipal.

“O Carnaval 2019 começou bem, apesar de a chuva ter dado um susto”, comentou o presidente da Comissão de Carnaval da Prefeitura, Jaciel Teixeira.

Outra opção para as crianças no Carnaval deste ano será o Baile Infantil, que acontece na tarde do dia 2 de março, na Avenida Marechal Deodoro, antes do desfile das escolas de samba.

Confira a programação do Carnaval em Curitiba. Todos os eventos são gratuitos.

Concurso de Escolha do Cortejo Real
Local: Memorial de Curitiba

Pré-carnaval Garibaldis e Sacis
Local: Rua São José dos Pinhais, entre as ruas Nova Aurora e Dr. Lauro Gentio Portugal Tavares – Sítio Cercado