26.10.2010Corrente Cultural mobiliza as atenções da cidade

Na próxima quarta-feira (3), tem início a mobilização para a segunda edição da Corrente Cultural, que durante 12 dias transforma Curitiba em um grande palco para espetáculos, exposições, debates, mostras, instalações, shows, entre muitas outras atividades. Para divulgar por toda a cidade a intensa programação que se estende até o dia 14 de novembro, os núcleos da Fundação Cultural de Curitiba, instalados em oito Regionais, promovem nos dias 3, 4 e 5 variados eventos que incentivam a participação da população nesta grande festa cultural.

O Núcleo de Santa Felicidade, que fica na Rua da Cidadania Santa Felicidade, está organizando um “Duelo de DJs”, abrindo espaço para o talento curitibano. As inscrições podem ser feitas até o dia 3, no próprio núcleo, com a etapa eliminatória marcada para o dia 5. O vencedor irá tocar na Virada da Corrente, que acontece entre os dias 6 e 7 (sábado e domingo), oferecendo mais de 24 horas de programação cultural ininterrupta. Informações pelo telefone (41) 3374-5018.

Teatro e oficina de contação de histórias marcam as atividades do Núcleo da Boa Vista. A peça "A história do homem que saiu pelo mundo afora para aprender a tremer e se arrepiar!”, com o Grupo Mundaréu, tem apresentações no dia 3, na Escola Municipal Julia Amaral Di Lenna. No dia 5, será a vez da Escola Municipal Raul Gelbeck receber a companhia Anima Teatro de Bonecos com a montagem “Na fazenda das meias”. No CATI – Centro de Atendimento à Terceira Idade, acontece a Oficina de contação de histórias para idosos, nos dias 4 e 5.

A Mostra de Capoeira, marcada para o dia 5, na Cancha de Esportes da Escola Municipal Elza Lerner, é o programa preparado pelo Núcleo do Cajuru. Uma exposição fotográfica documental, elaborada pelo Núcleo da CIC, poderá ser apreciadas nos 3, 4 e 5, na entrada do espaço, localizado na Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460. As imagens registram as principais ações culturais desenvolvidas pelo núcleo, nos últimos cinco anos.

Um Festival de Música Sertaneja é a proposta do Núcleo do Pinheirinho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local instalado na Rua da Cidadania Pinheirinho. As eliminatórias serão realizadas nos dias 3 e 4, com a grande final no dia 5, no CTG Vinte de Setembro (Linha Verde, s/n – ao lado da Churrascaria Gaúcha). Informações pelos telefones (41) 3313-5420 e (41) 3313-5421.

O Núcleo do Portão prepara uma Corrente Fotográfica, nos dias 3, 4 e 5, enquanto o Núcleo do Bairro Novo organiza, para o mesmo período, uma Mostra de Dança de Rua. No Núcleo do Boqueirão, a atração fica por conta do Circo da Cidade “Zé Priguiça”, que abriga o grupo GiraMundi com espetáculos e oficinas de artes circenses, atendendo crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 a 17 anos, vindos das escolas da Rede Municipal de Ensino e da comunidade em geral.

A Corrente Cultural é um movimento dos produtores e promotores culturais, ao lado de instituições públicas e privadas, com o objetivo de valorizar e promover a diversidade cultural em Curitiba. Na programação deste ano, que vai de 3 a 14 de novembro, serão oferecidas cerca de 350 atrações que ocuparão 70 espaços culturais espalhados pelo centro e bairros da cidade.

A Fundação Cultural de Curitiba e a Prefeitura Municipal, o Sistema Fecomércio/PR (Sesc/ Senac), Sesi, Caixa Econômica Federal, Secretaria de Estado da Cultura, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Instituto Cervantes, Instituto Goethe, Aliança Francesa e Consulado da Polônia são parceiros na realização da Corrente Cultural. A promoção é da RPCTV. O evento tem os apoios dos vereadores Renata Bueno e Caíque Ferrante.

Confira a programação completa da Corrente em www.correntecultural.com.br