20.01.2011Coro e Orquestra Sinfônica da Oficina encerram fase Erudita e Antiga

Após dez dias de concertos, recitais e muito aprendizado durante as classes, chega ao fim a fase de música Erudita e Antiga da 29ª Oficina de Música de Curitiba. O Concerto de Encerramento aconteceu no Canal da Música, na quarta-feira (19) e contou com a apresentação do Coro e Orquestra Sinfônica da Oficina.

Sob regência do maestro Osvaldo Ferreira, que também deu aulas durante a primeira fase, o grupo interpretou composições de grandes músicos, entre eles Claude Debussy, Franz Liszt, Negro Spiritual e Benjamin Britten. “É gratificante ver o resultado do trabalho da Oficina. Músicos tão heterogêneos, vindos de diversas localidades e de idades diferentes, unidos pela música”, disse o maestro.

“Este momento é carregado de emoções”, disse Mara Campos, regente do Coro. “Esta apresentação é muito singela em alguns aspectos e intensa em tantos outros”, afirmou emocionada. Para a professora, “o canto é uma arte musical, na qual todos levam consigo o principal instrumento: a voz. Todos nós podemos usá-la a favor da arte”, completou.

Antes do encerramento no Canal da Música, o Coro também se apresentou no SESC da Esquina. Na ocasião, muitos coralistas que também fizeram classe de regência, se revezaram para reger cada uma das músicas cantadas.

Na quinta-feira (20), a 29ª Oficina de Música de Curitiba dá início a sua segunda fase, de Música Popular Brasileira.Até o dia 29 de janeiro, a cidade receberá grandes nomes da MPB, em cerca de 30 apresentações. Entre os destaques estão Edu Lobo com o show Tantas Marés, no dia 22 (sábado), no Teatro Positivo Grande Auditório, e a Orquestra À Base de Corda, que convida Zeca Baleiro, no dia 23 (domingo), no Guairão. Além deles, Toninho Ferrragutti, Ricardo Takahashi, Maira Morais, Adriana Schincariol, Raiff Dantas Barreto, Zé Alexandre Carvalho, Paquito de Rivera e Leny Andrade também marcam presença em Curitiba.

A 29ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pela Prefeitura Municipal de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC) e Fundação Cultural de Curitiba (FCC), com Patrocínio da Petrobras.

Mais informações:

www.oficinademusica.org.br