08.11.2011Coro da Camerata na agenda de atrações da Corrente Cultural

A Corrente Cultural, que movimenta a cidade com uma intensa programação artística, tem entre suas atrações o concerto "Um Réquiem Alemão", a cargo do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba. As apresentações, sob a regência de Helma Haller, acontecem na Capela Santa Maria , às 20h de sexta-feira (11), e às 18h30 de sábado (12), levando ao palco os solistas convidados Simone Foltran (soprano) e Leonardo Pace (barítono). O espetáculo, que integra a temporada 2011 patrocinada pela Volvo, apresenta a obra "Réquiem Alemão", de Johannes Brahms (1833 - 1897), com a participação das pianistas Clenice Ortigara e Carmen Célia Fregoneze.

O concerto do Coro da Camerata Antiqua é um dos destaques da Corrente Cultural, movimento realizado por instituições públicas e privadas para fomentar e difundir a produção artística e promover o acesso da população aos bens culturais. As atividades, espalhadas por toda a cidade, prosseguem até o dia 12 de novembro, oferecendo programas nas mais diversas expressões das artes.

Nesta apresentação, o Coro da Camerata Antiqua leva ao público o maravilhoso Réquiem Alemão (Ein Deutsches Requiem), de Johannes Brahms, que se distingue dos réquiens tradicionais, compostos na forma das já extintas missas de mortos, justamente por não seguir a liturgia de tais missas. Ao contrário, a obra utiliza trechos do Antigo e do Novo Testamentos, segundo a tradução luterana para o alemão, sem qualquer preocupação litúrgica.

Composto entre 1865 e 1868, o Réquiem teve sua estreia no dia 12 de abril de 1868, uma Sexta-feira Santa, sob a regência do próprio compositor, na Catedral de Bremen. A obra possui sete movimentos e duração aproximada de 75 minutos, o que faz dela a maior composição de Brahms.

Solistas - A soprano Simone Foltran nasceu em Porto Alegre (RS), tendo se graduado em Piano e Canto na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, na classe de Neyde Thomas (1994). Aperfeiçou seus estudos na Alemanha, exibindo no currículo concertos no Brasil e no exterior, sob a regência de renomados maestros, entre eles Alceo Bocchino, Christian Höppner, Julio Medaglia e Osvaldo Colarusso. Gravou a "Cantata Ulisséia" e o "Réquiem" de P. José Maurício, na Universidade do Texas (USA), com regência de Ricardo Bernardes (2007). A soprano é solista convidada do "Ensemble Cosmopolitano Berlin" de música latino-americana.

O barítono paulista Leonardo Pace estreou em 2003, no Theatro Municipal de São Paulo, sob a regência de Jamil Maluf. No mesmo ano, foi um dos vencedores do "IV Concurso Internacional de Canto Lírico Bidú Sayão", em Belém do Pará, iniciando uma série de importantes premiações. Com uma extensa lista de participações em óperas e concertos, Leonardo Pace integra o projeto "Ópera Cantada e Contada", criado por Cleber Papa, em 2009, e que continua percorrendo cidades do interior e o litoral de São Paulo.

Serviço:

Corrente Cultural

Concerto do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência de Helma Haller, tendo como solistas convidados Leonardo Pace (barítono) e Simone Foltran (soprano). No programa está a obra "Réquiem Alemão", de Johannes Brahms (1833 - 1897). O espetáculo integra a temporada 2011 patrocinada pela Volvo.

Datas e horários: dia 11 de novembro (sexta-feira), às 20h; e dia 12 de novembro de 2011 (sábado), às 18h30.

Local: Capela Santa Maria - Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 - Centro)

Ingressos: R$ 15 ou R$ 7,50 (meia-entrada)

A programação completa da Corrente Cultural está disponível no site www.correntecultural.com.br