27.08.2014Cordiolli fala sobre oportunidades da economia criativa na área cultural

O Presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, foi um dos palestrantes, nesta quarta-feira (27), do Seminário Economia Criativa promovido pela Prefeitura de Curitiba com apoio da FCC e do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).

Juntamente com Gina Paladino, presidente da Agência Curitiba, Cordiolli falou sobre “A oportunidade da economia criativa em Curitiba”, especialmente no âmbito cultural. O presidente da FCC apresentou exemplos curitibanos de economia criativa espontânea que deram certo, como os recentes pólos gastronômicos e culturais da rua Itupava e do Baixo São Francisco, assim como algumas linhas de ação do governo que utilizam a economia criativa para divulgação da cultura.

“Estamos trabalhando com uma política intensa de realização de eventos, como o Carnaval e a Corrente Cultural, mas com objetivo não comercial e sim de valorizar e aproximar o público dos artistas regionais da cidade”, explica Cordiolli.

Segundo Paladino, há espaço para a economia criativa coexistir com a tradicional, para no futuro ser difundida. “O que há dez anos era pioneiro, hoje é clássico. Isso pode acontecer com o que atualmente consideramos práticas não-convencionais”, ela defende.

O Seminário aconteceu na Capela Santa Maria Espaço Cultural e foi aberto à comunidade.