05.12.2013 Coral Brasileirinho abre inscrições para seleção de novos integrantes

O Coral Brasileirinho, mantido pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), órgão responsável pela gestão da área musical da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), está recebendo inscrições para o teste de seleção de novos integrantes. Para participar, a criança deve ter no mínimo oito anos e no máximo 13 anos de idade. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na recepção do Conservatório de MPB de Curitiba, das 9h às 18h, até o dia 24 de fevereiro de 2014. Informações pelo telefone (41) 3321-2855, com Bete Carlos.

Os testes acontecerão nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2014, das 19h às 21h, com agendamento feito por ordem de inscrição, sendo que o candidato deve chegar com dez minutos de antecedência do horário marcado. A criança deverá cantar uma música de sua livre escolha, sem acompanhamento instrumental, e será avaliada pelos diretores do Brasileirinho. Os resultados serão divulgados a partir do dia 5 de março, em edital afixado na entrada do Conservatório de MPB. Os aprovados não pagam mensalidade e já participam das atividades normais do coral, que têm início com os ensaios, no dia 6 de março.

O coral – Criado em outubro de 1993, o Coral Brasileirinho desenvolve a proposta de recriar a canção popular urbana brasileira, por meio de arranjos que valorizam o potencial cênico das composições. O coral canta e interpreta cenicamente os personagens das canções, utilizando adereços e cenários que emprestam mais vida e colorido ao espetáculo. Com direção cênica do compositor Milton Karam e direção musical da cantora e violinista Helena Bel, o Brasileirinho tem um histórico com perto de 150 apresentações, acumulando 14 espetáculos temáticos e mais de 160 canções brasileiras, com ritmos, estilos e gêneros bem diferentes.

No repertório do Brasileirinho estão músicas que resgatam grandes compositores populares do passado, entre eles Noel Rosa, Sinhô, Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Lamartine Babo e Adoniran Barbosa, ao lado de obras de Vinícius de Moraes, Toquinho, Taiguara, Gonzaguinha, Fátima Guedes, Arnaldo Antunes, Caetano Veloso, Chico Buarque, Sá e Guarabyra e muitos outros. Também há espaço para autores locais, como Osiel Fonseca e Milton Karam.

Das apresentações do coral, foram marcantes as realizadas em 1995, no Teatro Amazonas, em Manaus. No mesmo ano, o grupo participou do show que comemorou os 30 anos de carreira de Toquinho, merecendo o convite do compositor para gravar uma das faixas do disco Canção dos Direitos da Criança, lançado em 1997.

Em dezembro de 1996, o Coral Brasileirinho lançou seu primeiro disco, mas o talento dos jovens cantores também está registrado em participações nos CDs Curitiba Canta o Natal e Canções Curitibanas, lançados respectivamente em 1995 e 1997, pela Fundação Cultural de Curitiba, e nos CDs do 8º e 9º Encontro de Corais do Sesc da Esquina (1997 e 1998).

Em setembro de 2008, o Brasileirinho foi convidado a integrar a turnê do projeto musical Life is a Loop, comandado pelo DJ curitibano Rodrigo Paciornik. A participação do coral aconteceu em projeções de imagens e sons do grupo – gravados em estúdio, em um show especialmente preparado para o projeto –, durante as apresentações do espetáculo que percorreu o Brasil e depois foi levado aos Estados Unidos.

Serviço:
Inscrições abertas para teste de seleção de novos integrantes do Coral Brasileirinho.
Local: Conservatório de MPB de Curitiba (Rua Mateus Leme, 66 – Centro Histórico).
Data e horário: até o dia 24 de fevereiro de 2014, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Inscrições gratuitas
Os testes acontecem nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2014, das 19h às 21h, com agendamento feito por ordem de inscrição, sendo que o candidato deve chegar com dez minutos de antecedência do horário marcado.
Informações: (41) 3321-2855, com Bete Carlos.

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC