14.07.2011Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba acontece neste fim de semana

A Gibicon toma conta de vários espaços culturais da cidade, de 15 a 17 de julho. Para esses três dias estão programadas palestras, oficinas, lançamentos de livros, sessões de autógrafos e exposições com participações de artistas gráficos do Brasil, Argentina, Itália, França e Alemanha. As atividades são gratuitas e acontecem no Memorial da Curitiba, Solar do Barão, Sesc Paço da Liberdade, Instituto Goethe, Aliança Francesa, Instituto Cervantes e Jokers Pub.

A Gibicon é uma realização da Quadrinhofilia Produções Artística e Znort Editora, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio de Inter Americano, Instituto Goethe, Bonelli Editore, Mythos Editora, Inepar, Instituto Itália e Jokers. A convenção tem o apoio da Aliança Francesa e do consulado italiano.

Programação - A abertura oficial da Gibicon será nesta sexta-feira (15), às 19h, no Memorial de Curitiba, mas as atividades começam antes, ocupando todo o dia. No Solar do Barão, às 10h, Fulvio Pacheco comanda a oficina de mangá para crianças, e, a partir das 14h, oficina de mangá com Érica Awano. O custo da inscrição é a doação de um gibi em bom estado. Às 14h, no Memorial de Curitiba, ocorrerá o debate Tex - Caubói Italiano, com Fabio Civitelli, Lucio Filippucci e Júlio Schneider (tradutor dos títulos da Bonelli no Brasil). Eles falam sobre o personagem e seu processo de criação.

Civitelli é um dos mais importantes desenhistas do caubói italiano Tex. No Brasil há uma edição especial em homenagem ao seu trabalho com o caubói, na qual ele é responsável pelo argumento e a arte: Tex especial Civitelli (Mythos). Filippucci é desenhista, ilustrador e um dos principais autores da Bonelli Editore. Ele usou seu traço em Martin Mystère, Tex e em Dr. Mystere (trabalhos publicados no Brasil pela Mythos), livros e publicidade. Venceu o prêmio ANAFI (destinado aos quadrinhos, na Itália), em 2005, como melhor desenhista.

Ainda no Memorial, às 16h de sexta-feira (15), palestra 2 irmãos, 10 pãezinhos, uma história, com os irmãos Gabriel Bá e Fábio Moon, premiados nacional e internacionalmente. Eles falarão de suas carreiras, processo de trabalho e projetos futuros. Às 20h, também no Memorial de Curitiba, abertura das exposições A Lenda de Tex, Tex Brasileiro e Quadrinhos Curitibanos.

A programação de sexta-feira também oferece, às 17h30, na Aliança Francesa (sede Fábrika), a palestra os Quadrinhos na França e Bélgica, com Ricardo Manhães, e abertura da exposição Eles sonham o Mundo. Na sala Camarim, no Paço da Liberdade, as seguintes atrações: das 10h às 12h, oficina de Desenho, com Ibraim Roberson; das 14h às 16h, oficina Produção de HQ para crianças, com Ricardo Manhães; e das 17h às 18h, oficina de Roteiro de HQ, com Klebs Jr. Na sala de cinema do Paço da Liberdade, às 17h30, lançamento do documentário Malditos Cartunistas, seguido de debate com diretor Daniel Juca.

A agitação de sexta-feira continua com uma festa no Jokers Pub, a partir das 20h, com as bandas Happy & Roll - tributo a Elvis Presley, e Delorean + Dj Ronypek. Ingresso livre até às 21h. Após esse horário, o ingresso custa R$ 15 (com bônus R$ 10). Também no Jokers, às 21h, abertura da exposição do desenhista brasileiro Joe Bennett, que fará uma sessão de autógrafos. Bennett nasceu em Belém (PA). Como desenhista trabalhou para a Marvel (Homem Aranha, Hulk, entre outros), Image e atualmente desenha a Liga da Justiça, para a DC Comics. O artista, que expôs anteriormente em Curitiba, durante a comemoração dos 25 anos da Gibiteca de Curitiba, pode se vangloriar de ter trabalhado com o lendário Alan Moore.

Mais informações da Gibicon, incluindo a grade completa de programação e o perfil dos quadrinistas convidados, em www.gibicon.com.br.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Gibicon

Compartilhe:

imprimir voltar