05.09.2014Convenção de Quadrinhos de Curitiba reúne mestres nacionais e internacionais no MuMA

Exposições, palestras e performances movimentam a Gibicon 2

Com 13 exposições, 33 mesas e debates, 16 palestras, 37 oficinas e uma emocionante premiação para o cartunista Solda, a Gibicon 2 – Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba, abriu oficialmente na noite desta quinta-feira (dia 4), no MuMa – Portão Cultural. O evento ainda teve a presença de artistas como o coreano Kim Jung Gi, e o brasileiro Renato Guedes, que estão expondo no espaço.

“Para a Fundação Cultural significa mais do que simplesmente abrir um evento. É poder dar voz, expressão a uma das formas de manifestação que melhor traduzem o nosso tempo”, afirmou o presidente da FCC, Marcos Cordiolli, que exaltou o trabalho da organização da Gibicon e dos funcionários da Fundação.

Já o diretor geral da Gibicon, Fabrizio Andriani, agradeceu o apoio da FCC, que vem desde a edição zero do evento, e elogiou o local cedido para sua realização. “Estou feliz de ver esse lugar tão cheio e estar fazendo a Gibicon nesse espaço fantástico, que tem cinema, teatro, salas de exposição. Vamos fazer esse lugar bombar, ficar badalado”, disse.

Ao receber o 1º Prêmio Claudio Seto de Quadrinhos das mãos da cartunista Pryscila Vieira, o cartunista Luiz Solda aproveitou para fazer sua homenagem a Seto, com quem trabalhou e conviveu por muito tempo, e à própria Pryscilla, que o apoiou em um difícil momento de sua carreira. Também lembrou dos “ilustres quadrinistas” que foram seus colegas na Grafipar nos anos 1970, do artista Alceu Chichorro e de Poty Lazzarotto. “Poucos sabem mas Poty é minha fonte de inspiração, me ensinou a desenhar sem excesso”.

Nesta sexta-feira, um dos destaques é a performance do artista coreano Kim Jung Gi, considerado por muitos como o maior desenhista da atualidade. Ele, que no evento de abertura já atendeu pacientemente dezenas de fãs, fazendo desenhos personalizados para cada um, desenhará de sexta-feira a domingo, a partir das 16h, durante duas horas, em um painel de aproximadamente 3 metros por 2 metros diretamente em nanquim, sem necessidade de esboço – um feito para poucos.

Segundo os artistas da área, não há o que esse quadrinista e ilustrador não possa desenhar: ele visualiza o desenho antes de fazer suas marcas (o rascunho já está em sua cabeça), realiza o trabalho sem uma referência fotográfica e, assim, transforma qualquer coisa em traço. É a primeira vez que este artista está no Brasil.

V – Além de Kim, outro artista muito esperado é o inglês David Lloyd, autor do cultuado V de Vingança. A máscara criada por ele para o personagem Guy Fawkes se tornou símbolo das manifestações que aconteceram no Brasil no ano passado. Entre os estrangeiros estão também os argentinos Salvador Sanz e Eduardo Risso, e o francês Jean David Morvan.

Exposições – As obras ocupam três salas do MuMa e poderão ser vistas até o dia 28 de setembro. Além da exposição em homenagem à obra de Solda, podem ser vistos os trabalhos do inglês David Lloyd (de V de Vingança), do coreano Kim Jung Gi, 13 telas de Renato Guedes (que atualmente trabalha na HQ Resident Evil), o universo sombrio de Salvador Sanz, a nova roupagem para os clássicos de Maurício de Souza, o acervo da Gibiteca, Cidade Sorriso dos Mortos Vivos, Breve História do Mangá no Brasil, Revolta (de André Caliman), Comics, O Gralha e O Que Aconteceu com a Seleção Brasileira.

Estes artistas também participarão de oficinas, palestras e debates nos quatro dias do evento.

Prêmio – Nesta edição da Gibicon foi instituído o Prêmio Claudio Seto de Quadrinhos. “É mais um passo na estruturação do evento e sempre será uma dupla homenagem. Ao Seto, que continua como um dos maiores artistas brasileiros, e ao nosso homenageado, o grande Solda”, diz Fabrizio Andriani.

Outro feito para a Gibicon é ter a participação de artistas importantes no cenário nacional e internacional. “Tanto Lloyd como Kim aceitaram imediatamente o convite para participar da Gibicon. Foi uma honra e um reconhecimento pela seriedade com que fazemos o evento”, afirmou Andriani.

Programação – A Gibicon pensou também nas crianças. Para elas haverá a Gibikids, contação de histórias, espetáculo e recreação infantil.

Nesta edição os quadrinhos também se unem ao grafite. Um grupo de Curitiba irá grafitar os muros laterais e a escadaria externa do MuMa durante os dias do evento.

Tem, ainda, mostra de filmes com as exibições de Amadores do Futebol, Dossiê Rebordosa, Morgue Story – Sangue Baiacu e Quadrinhos, e Tesouros do Pato Donald.

No parque atrás do Portão Cultural foi montada a feira Gastronômica Gibicon e, dentro do espaço, o Comics Café.

Pato Donald – A Editora Abril está divulgando com exclusividade na Gibicon as edições especiais dos 80 anos do Pato Donald. Em palestra nesta quinta-feira (4), o editor da Abril, Paulo Maffia, apresentou em primeira mão capas, páginas e datas de lançamentos das edições comemorativas.

A Gibicon também promove debates que incluem quadrinhos na educação e financiamento coletivo. Uma das mesas terá as participações de Kim Jung Gi e Jean David Morvan, parceria internacional entre Coréia do Sul e França.

As mesas e debates do evento abordam os assuntos mais variados. São 33 mesas no Cine Guarani, Teatro Antônio Carlos Kraide e Sala de Leitura Wilson Bueno, todos no Portão Cultural.

A Gibicon 2 é uma realização Znort, Prefeitura de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba. Tem parcerias com Sesi, Grupo Educacional Opet e Secretaria Municipal de Educação. Colaborações de Devir Livraria, Comix Book Shop, Consulado Geral do Japão. Itiban Comics Shop. O apoio cultural é de Aces Weekly, Panini, JBC, DogZilla, Club Comic, Quadrinhofolia, Vigor Mortis, Jokers, Núcleo, Pre.Press, Proxinoscopio, Comics Café e Quintal do Monge. Já o apoio veio do Rochelle Corporate Hotel, CurtaCuritiba, Instituto Municipal Curitiba Turismo, Curitiba Convention Bureau, Serra Verde Express, Econtexto.com, Tecnicópias, Caderno Listrado, Celin UFPR, Tributo Santo, Inepar, Tuicial, A Indústria Digital, Sanepar, Octopus, Efenove. Tem, ainda, apoio gastronômico do Jacobina, Schwarzwald, Bistrô Passeio, Missê Mariá, Picanha Brava, Brooklyn Coffee Shop e Cantina do Délio. A promoção é da Gazeta do Povo, Mundo Livre FM e RPCTV.

A programação atualizada e detalhada está em gibicon.com.br.

Gibicon 2 – Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba
De 4 a 7 de setembro

MuMa – Portão Cultural
Av. República Argentina, 3430