10.06.2013Conselho Municipal de Cultura tem primeira reunião na terça-feira

Os membros do Conselho Municipal de Cultura de Curitiba fazem nesta terça-feira (11) sua primeira reunião após a posse. O encontro, que tratará da preparação da 4ª Conferência Municipal de Cultura e terá a eleição do vice-presidente e do secretário executivo do grupo, acontecerá na Casa Hoffmann, no Largo da Ordem, a partir das 19h.

O presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marcos Cordiolli – que por lei também preside o Conselho –, já tinha anunciado a reunião durante a cerimônia de posse, no final do mês passado. Apenas os membros titulares do Conselho poderão votar, de forma secreta, nos candidatos.

A Conferência Municipal de Cultura, na qual serão debatidos o cenário atual e uma série de mudanças propostas para o setor, deve ser realizada de 26 a 28 julho no Museu Municipal de Arte (MuMA), no Portão Cultural.

Na pauta do evento está o Sistema Nacional de Cultura. Quatro eixos devem ser debatidos: Implantação do Sistema Nacional, Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; Cultura e Desenvolvimento.

A Conferência também deverá preparar as demandas e discussões, bem como escolher os representantes a serem levados para as conferências macrorregional (nos dias 17 e 18 de agosto em Curitiba), estadual (28 e 29 de setembro em Guarapuava) e, por fim, a 3ª Conferência Nacional de Cultura, que ocorre em Brasília de 26 a 29 de novembro.