25.01.2010Concertos solo na Reitoria com Paulo Braga, Weber Lopes e João Paulo Amaral

O pianista Paulo Braga faz o lançamento do seu CD solo nesta terça-feira (26), às 21h, em show no Teatro da Reitoria. Os músicos Weber Lopes (violão) e João Paulo Amaral (viola caipira) também fazem concerto solo.

 

 

A noite de terça-feira (26) na programação da 28ª Oficina de Música de Curitiba é reservada ao show de lançamento do CD do pianista Paulo Braga e também os concertos solo dos músicos Weber Lopes (violão) e João Paulo Amaral (viola caipira). Professores da Oficina, eles dão um show de virtuosismo e talento, mostrando porque estão entre os expoentes da música instrumental brasileira. O espetáculo acontece às 21h, no Teatro da Reitoria.

 

 

Paulo Braga aproveita o show na Oficina de Música para mostrar o seu mais recente trabalho. Professor no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim (SP) e responsável pelo Festival Brasil Instrumental, evento representativo da música brasileira, Braga desenvolve intenso trabalho de pesquisa sobre o piano no jazz, na MPB e na música de vanguarda. Faz parte do QuartaD (grupo de música contemporânea) e do Trio Bonsai, considerado pela crítica especializada como um dos nomes de referência da música popular brasileira. Desde 1988 integra o grupo de Arrigo Barnabé, desenvolvendo uma linguagem musical baseada na música erudita de vanguarda, nos ritmos brasileiros e em elementos jazzísticos não estilísticos focalizados na improvisação.

 

 

O violonista Weber Lopes é um nome que confirma a tradição mineira de produzir artistas de nível internacional. Sua música tem sido motivo de generosos elogios por parte da crítica e da imprensa, sendo apontado como uma revelação. O trabalho é um exemplo de sensibilidade, variedade rítmica e da sonoridade peculiar dos mineiros.

 

 

Outro convidado para os concertos solo na Reitoria é João Paulo Amaral, pesquisador pioneiro ao defender o primeiro mestrado em música sobre viola caipira no país, com a dissertação “A Viola Caipira de Tião Carreiro”. Desde 2005 é professor de viola caipira da Escola de Música do Estado de São Paulo. Nos últimos anos vem se destacando no cenário da viola caipira ao participar de trabalhos como o Trio Carapiá, Conversa Ribeira e Orquestra Filarmônica de Violas, grupos com os quais gravou discos, foi indicado a prêmios e realizou concertos no Brasil e em países como Espanha, Portugal e México. Atualmente finaliza o CD “Viola Brasileira” com seu novo trio ao lado de Alberto Luccas (baixo acústico) e Cléber Almeida (bateria).

 

 

Serviço: Show de lançamento do CD do pianista Paulo Braga e concertos solo de Weber Lopes (violão) e João Paulo Amaral (viola caipira). Local: Teatro da Reitoria (R. XV de Novembro, 1.299) Data: 26 de janeiro de 2010 (terça-feira), às 21h Ingresso – R$ 10 ou R$ 5 mais um quilo de alimento não perecível. Venda de ingressos diretamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo.

 

Você pode acompanhar tudo que acontece na 28ª Oficina de Música de Curitiba nas mídias da internet: Sites, Blog, Twitter, Orkut, Flickr, Youtube. Fotos, vídeos, programação e muitas novidades estão disponíveis nos endereços:

 

www.oficinademusica.org.br www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br http://oficinademusicadecuritiba.blogspot.com http://twitter.com/oficinademusica http://www.youtube.com/oficinademusicacwb http://www.vimeo.com/oficinademusica http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar