27.03.2020Concertos gravados da Camerata disponíveis on-line

Na data em que habitualmente é aberta a sua temporada anual de concertos, a Camerata Antiqua de Curitiba, disponibiliza ao público, a partir deste domingo (29/3), aniversário da cidade, uma série de apresentações em vídeo. As gravações de trechos ou a íntegra de concertos poderão ser vistas pelos canais de Facebook e Youtube da Fundação Cultural de Curitiba e da Capela Santa Maria, sede oficial do grupo.

“A Fundação Cultural de Curitiba está mobilizada para oferecer à população alternativas de fruição cultural”, afirma a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.

Segundo Ana Cristina, para celebrar o aniversário de Curitiba, foi escolhido Sabat Mater, como primeiro concerto a ser reprisado pelos canais das redes sociais da FCC.

“As apresentações da Camerata merecem ser revistas nesse momento em que não será possível iniciar a sua temporada oficial de concertos”, completa.

A execução de Sabat Mater, com regência do maestro Tobias Volkmann, do Rio de Janeiro abriu a temporada de 2019 da Camerata. A apresentação foi realizada na Missa de Ramos, do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe.

Orquestra e coro se uniram num emocionante espetáculo com composições de Bach e Pergolesi alusivas à Paixão de Cristo. As composições foram interpretadas pelo soprano Bruno de Sá (paulista que atua na Suíça), contratenor Martin Oro (da Argentina), além do tenor Miguel Geraldi e do baixo-barítono Daniel Germano, que atuam no Brasil.
Concertos on-line

De acordo com o diretor executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Jr, a situação de emergência gerada pela pandemia da Covid -19 impulsionou o projeto de ofertar o conteúdo da Camerata em vídeo à população.

“Queremos manter, ainda que de forma alternativa, parte da programação de concertos da Camerata Antiqua de Curitiba possibilitando que o público que está em casa possa acompanhar e também entreter-se com a excelência dos programas desse grupo, motivo de orgulho para cidade de Curitiba”.

Foram cinco concertos que aconteceram no Santuário Nossa Senhora do Guadalupe, de abril a dezembro de 2019, em comemoração aos 45 anos da Camerata. As principais apresentações foram gravadas na íntegra pela TV Evangelizar em alta qualidade e serão disponibilizadas na sequência pelas redes sociais da FCC e Capela Santa Maria, como forma de divulgar o trabalho do grupo em época de isolamento social.

Os programas selecionados foram os destaques da temporada, revelando a transversalidade do repertório da Camerata, cujas obras dialogam com a liturgia cristã de tradição católica, e garantindo a ampliação do trabalho de formação de plateia e a democratização do acesso à música erudita.