27.03.2019Concerto internacional mostra contribuição feminina à música erudita

Do Convento à Sala de Concerto é o espetáculo internacional que estreia na Capela Santa Maria nesta quarta (28/3) e quinta-feira (29/3), às 21h. O concerto traz a soprano brasileira radicada em Londres Gabriella Di Laccio, que chega ao Brasil logo após ser nomeada uma das 100 mulheres mais influentes e inspiradoras do mundo pela rede britânica BBC.

Ao lado da pianista Cristina Capparelli e da pianista e compositora Catarina Domenici, a soprano apresenta um recital de voz e piano com repertório que cobre mais de cinco séculos de contribuição feminina para a música erudita ocidental. A peça integra a programação do Festival de Teatro de Curitiba.

“Homens compositores da música clássica são citados com frequência e suas obras estão em renomadas casas de concertos do mundo, mas poucas pessoas conhecem as grandes compositoras eruditas”, explica Gabriella.

A soprano começou a se dedicar a esse universo ao descobrir a Enciclopédia Internacional das Mulheres Compositoras, publicada em 1987 pelo pesquisador Aaron Cohen. Gabriella foi incluindo peças dessas mulheres em suas apresentações. Formada pelo Royal College of Music e passando pela Universidade de Música e Belas Artes do Paraná, ela criou o site Donne Women in Music, em que divulga obras de autoras clássicas.

“Segundo um levantamento recente feito pelo selo independente de música clássica Drama Música, dos 1.445 concertos clássicos programados para 2018 e 2019, apenas 76 contém ao menos uma peça escrita por uma mulher, o que nos mostra que 95% das apresentações terão apenas músicas compostas por homens”, conta Gabriella.

 

Serviço: Do Convento à Sala de Concerto
Data: quarta (27/3) e quinta-feira (28/3), às 21h
Local: Capela Santa Maria (Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Ingressos: http://bit.ly/2DypApK

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar