05.07.2019Concerto dos 45 anos da Camerata abre série especial no Santuário de Guadalupe

O concerto em comemoração aos 45 anos da Camerata Antiqua de Curitiba vai abrir a programação das apresentações gratuitas do grupo no Santuário de Guadalupe. Serão quatro datas até dezembro de 2019, com os destaques da sua temporada anual e transmissão ao vivo para todo o país, pela TV Evangelizar.

A abertura da série será neste domingo (7/7), às 16h30, com a obra Dixit Dominus, de Georg Friedrich Händel (1685-1759), regida pelo maestro especialista em música barroca Luís Otávio Santos.

Em setembro, será apresentada a peça Cantatas, de Johann Sebastian Bach (1685-1750); em novembro, Requiem, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791); e em dezembro, Oratório Messias, de Händel.

Missão social
Os concertos, que também acontecem na Capela Santa Maria neste fim de semana, garantem a ampliação do trabalho de formação de plateia e a democratização do acesso à música erudita.

“Com a ampliação desses concertos, o público atingido pelo grupo deve triplicar”, explica Marino Galvão Jr, diretor executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac). “A orientação do prefeito Rafael Greca é marcar os 45 anos da Camerata com ações de impacto. Esse, sem dúvida nenhuma, será um grande programa de popularização da música em concertos", diz Galvão.

A Camerata levará o mesmo programa ao Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão (dia 26/7) e à Sala São Paulo (27/7), na capital paulista.

Próximas apresentações

Outros concertos no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe foram adicionados à temporada 2019. “Todos fazem parte dos 'highlights' da Camerata. São os principais concertos do segundo semestre”, explica Janete Andrade, coordenadora de Música do Icac.

Em setembro, será apresentada a peça Cantatas, de Bach, sob a regência de Diego Biasibetti Schuck; em novembro será a vez de Requiem, de Mozart, com o maestro Tobias Volkmann; e em dezembro quem segura a batuta é o belga Bart Naessens no Oratório Messias, de Händel.

Os programas foram definidos para aproximar o público de forma dinâmica e informal. “Elencamos pela representatividade do repertório. Por terem vínculo sacro para serem apresentados dentro de igreja e por serem grandes pilares do que a Camerata tem desenvolvido em 45 anos”, completa a coordenadora.

Serviço: 45 anos da Camerata Antiqua de Curitiba
Dixit Dominus de Händel
Sexta-feira (5/7), às 20h, e sábado (6/7), às 18h30, na Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro)
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada)
Domingo (7/7), às 16h30, Santuário Nossa Senhora de Guadalupe (Praça Senador Correia, 128, Centro)
Ingresso: grátis

Próximos concertos no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe
- Sábado, 7 de setembro, às 17h30
Cantatas de Bach. Regência Diego Biasibetti Schuck (RS)
- Domingo, 3 de novembro às 16h30
Requiem de Mozart. Regência: Tobias Volkmann (RJ)
- Sábado, 15 de dezembro
Oratório Messias de Händel. Regência: Bart Naessens (Bélgica)
 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar