13.05.2014Concerto da Camerata Antiqua de Curitiba celebra três compositores brasileiros

A Camerata Antiqua de Curitiba apresenta-se, neste fim de semana, sob a regência do maestro Norton Morozowicz, membro da Academia Brasileira de Música e um dos mais notáveis músicos do Brasil. O concerto, que integra a temporada 2014 patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo, homenageia o centenário de nascimento de César Guerra-Peixe (1914 – 1993), os 90 anos de nascimento de José de Almeida Penalva (1924 – 2002) e os 80 anos de nascimento de Henrique de Curitiba (1934 – 2008). 

As apresentações, às 20h de sexta-feira (16) e às 18h30 de sábado (17), na Capela Santa Maria Espaço Cultural, incorporam-se às programações do V Festival Penalva e VI Mostra de Música Paranaense, promovidos pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Universidade Estadual do Paraná (Unespar – Campus 1 – Curitiba) e Studium Theologicum. “A comemoração do centenário de Guerra-Peixe, 90 anos do Padre Penalva e 80 anos de Henrique de Curitiba leva ao público uma amostra da produção de nomes essenciais para a música brasileira”, destaca o maestro Norton Morozowicz, também responsável pelos comentários proferidos durante o concerto, o que permite uma melhor apreciação das obras.

“A convivência e o trabalho com todos os homenageados tornam ainda mais especial esse encontro musical”, enfatiza Norton. De César Guerra-Peixe, o maestro selecionou “Petrópolis da Minha Infância”, que exige um grande trabalho da orquestra de cordas. Composta em 1976, a peça é uma homenagem à cidade natal de Guerra-Peixe, sendo que os movimentos da obra recebem nomes de pontos marcantes de Petrópolis, refletindo a atmosfera vivida pelo compositor.

O fluminense Guerra-Peixe, que teve como instrumentos violão, bandolim, violino e piano, em sua maturidade artística confirmou incomparável domínio de orquestração. Poucos compositores conseguiram, como ele, atingir uma versatilidade e uma admirável concisão de linguagem, buscando na simplicidade a sua arma mais eficaz

A produção de José de Almeida Penalva, nascido em Campinas (SP), mas que se estabeleceu em Curitiba, demonstra a coexistência de um compositor preocupado com o lado reflexivo e filosófico da criação e um músico de humor refinado e de profunda humanidade. Esses atributos podem ser observados na obra “Obsequium” (para soprano e oboé solo, coro e orquestra de cordas), escolhida para o repertório deste concerto. Escrita especialmente para a Camerata Antiqua de Curitiba, a peça reflete o espírito da música antiga com a linguagem pessoal do autor.

Sacerdote, compositor, professor, escritor, musicólogo e regente, Padre Penalva, como era conhecido, destacou-se por compor música contemporânea de vanguarda. Dentro de um discurso que ele mesmo classificava como pós-vanguardista, fez uma releitura das formas do passado, de maneira livre e individual.

“In Vino Veritas” (para coro a cappella e tenor solo), “Vocalize” (para soprano solo e orquestra de cordas) e “Missa Breve em ritmos brasileiros” (para coro, trompete, contrabaixo e teclado) são as obras de Henrique de Curitiba (Zbigniew Henrique Morozowicz) que fazem parte do concerto. Graduado pela Embap, Henrique também cursou Interpretação Pianística na Escola Superior de Música de Varsóvia (Polônia) e obteve mestrado em Composição Musical nos Estados Unidos. A extensa produção como compositor neoclássico reúne mais de 150 criações nos gêneros instrumental, vocal e de câmara, fazendo do músico um dos principais compositores brasileiros de sua geração, tendo peças gravadas por Milton Nascimento e pelo Coral da Universidade de São Francisco (EUA), além de várias obras editadas no Brasil e no exterior.

As peças do repertório estão intimamente ligadas ao maestro Norton Morozowicz. Irmão do compositor, Norton revela que a peça “In Vino Veritas”, composta em 2000 para comemorar os 50 anos da atuação de Henrique como compositor, terá sua primeira audição em Curitiba. “Tínhamos um grupo de amigos apreciadores de vinho, em Londrina, e Henrique criou essa obra baseado no provérbio latino ‘vinho para alegrar o coração do homem’, e na ancestralidade que essa bebida desperta”, lembra Norton.

O talento de Henrique já tinha ultrapassado fronteiras e “In Vino Veritas” – que aglutinou de forma inusitada música, vinho e reflexão social – teve estreia mundial em maio de 2001, em Napa (Califórnia – Estados Unidos), capital dos vinhos da América, interpretada pelo “Napa Valley Chorale”, sob a regência de Jan Lanterman. Henrique deixou registrado: “Espero que esta música possa dar a você alguns momentos de alegria e encantamento como um vinho muito bom poderia dar”.

“Vocalize”, de 1993, foi inspirada pela obra de mesmo nome do russo Sergei Rachmaninov e dedicada à soprano Ângela Barra, cantora natural de Goiânia. O autor declarou, na época, que pretendia recapturar o lirismo e a emoção tão ausentes na música clássica contemporânea. “Para mim, não há instrumento mais expressivo do que a voz humana”, enfatizou Henrique.

A “Missa Breve em ritmos brasileiros”, de 1966, baseou-se em ritmos de dança popular e, segundo Norton, representou um divisor de águas na obra de Henrique. A estreia aconteceu em Curitiba, tendo Norton no contrabaixo, Henrique no órgão e Geraldo Elias no trompete, mais o Coro da Sociedade Pró-Música, sob a regência de Padre Penalva. “A composição surpreendeu Guerra-Peixe, quando foi executada na Guanabara, hoje Rio de Janeiro”, lembra Norton. “Henrique e o Padre Penalva fizeram com que a música de Curitiba evoluísse, pois a maioria dos grandes nomes desse cenário recebeu ensinamentos deles”, ressalta.

Solistas – O concerto completa-se com a participação de solistas renomados, como o tenor Maico Sant’Anna, integrante do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, e o oboísta pernambucano Paulo Barreto, que desde 1987 é membro da Orquestra Sinfônica do Paraná, ocupando o cargo de primeiro oboé solista a partir de 1989.

Sobe ao palco também o trompetista paranaense Jorge Augusto Scheffer, que atua como músico convidado da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica do Paraná e Orquestra de Câmera da PUC/PR, além de ser autor de livros e suplementos didáticos para a classe de metais do Projeto Guri (SP).

No canto o destaque fica para a soprano catarinense Kalinka Damiani, que conquistou o primeiro lugar em importantes concursos, tendo interpretado grandes óperas no Brasil e no exterior. A cantora Integra o corpo docente do Encontro de Cantores de Curitiba, Festival de Música de Londrina e Oficina de Música de Curitiba, sendo que em 2008 ingressou como professora dos cursos de Artes Cênicas e Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Regente – Detentor de brilhante carreira como instrumentista, solista e camerista, Norton Morozowicz nasceu em Curitiba, em 1948, tendo estudado no Rio de Janeiro e na Alemanha. Flautista da Orquestra Sinfônica Brasileira por 17 anos, Norton trabalhou com alguns dos maiores regentes estrangeiros, realizando turnês pelo Brasil, Europa, Estados Unidos e Canadá.

Também atuou em duos no Brasil e no exterior, inclusive ao lado de Jean Pierre Rampal, considerado o maior flautista de todos os tempos. Formou um notável trio de sopros com José Botelho e Noel Devos, e foi o criador do Festival de Música de Londrina (PR), além de ter idealizado e dirigido os Festivais de Música de Câmara de Blumenau (SC). Como regente, Norton tem dirigido as principais orquestras do país, divulgando obras de autores brasileiros.

Serviço:
Apresentações da Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência do maestro Norton Morozowicz, dentro da temporada 2014 de concertos, patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo. O espetáculo homenageia o centenário de nascimento de César Guerra-Peixe (1914 – 1993), os 90 anos de nascimento de José de Almeida Penalva (1924 – 2002) e os 80 anos de nascimento de Henrique de Curitiba (1934 – 2008).
Datas e horários: dia 16 de maio (sexta-feira), às 20h, e dia 17 de maio de 2014 (sábado), às 18h30.
Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada)

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar