26.04.2012Companhias nacionais e polonesa na programação da Bienal de Dança, nesta quinta

A agenda da Bienal Internacional de Dança de Curitiba, nesta quinta-feira (26), reúne espetáculos de um grupo local, uma companhia nacional e outra estrangeira. As apresentações começam às 18h, no Teatro Londrina do Memorial de Curitiba, com a Couve-Flor Minicomunidade Artística Mundial. Prosseguem com Maurício Oliveira & Siameses Cia. de Dança, às 19h30, no Guairinha, e terminam com a companhia polonesa Polish Dance Theatre, às 21h, no Guairão.

Realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a Bienal Internacional é promovida pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal, Ministério da Cultura e Governo Federalcom patrocínio do Bradesco e da Nissan. Com o lema “A dança em todos os estilos”, a Bienal abrange diferentes modalidades: clássica, contemporânea, danças urbanas, dança de salão, jazz dance e videodança.

O palco do Teatro Londrina abriga, às 18h, a performance “Cavalo”, a cargo da Couve-Flor Minicomunidade Artística Mundial, companhia curitibana que tem entre seus ideais tornar a arte contemporânea acessível à população, além de incentivar a reflexão sobre a dança e a produção de conhecimento. Composto pelos artistas curitibanos Cândida Monte, Cristiane Bouger, Elisabete Finger, Gustavo Bitencourt, Michelle Moura, Neto Machado e Ricardo Marinelli, o grupo tem desenvolvido trabalhos desde 2004, impulsionado pelo conceito de coletividade.

O espetáculo solo “Cavalo”, de Michele Moura, aborda a ambiguidade: o cavalo se move ou é movido pelo cavaleiro? Por meio dealterações no padrão respiratório e da deformação da voz, a intérprete é levada a mover-se em um espaço de energias e pulsações distintas. Esta criação integra o projeto "6 por 1/2 dúzia", contemplado pelo prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, em 2009.

No Auditório Salvador de Ferrante do Teatro Guaíra, conhecido por Guairinha, às 19h30, a companhia Maurício Oliveira & Siameses, de São Paulo, apresenta o trabalho “Objeto Gritante”, inspirado no ofício do artista das artes cênicas, sua relação com o corpo e a utilização de máscaras sociais na construção dos personagens. O resultado é uma espécie de tratado sobre a solidão e a busca pela elevação da qualidade do ser.

Criado em 2005 por Maurício de Oliveira, o grupo paulista baseia seu trabalho na fusão das informações derivadas do estudo da hathayoga, do balé clássico e de outras técnicas corporais que favorecem a integração entre corpo e mente. A companhia já participou de diversos projetos, como o Panorama SESI de Dança e a Virada Cultural de São Paulo.

Para encerrar a noite, a Polish Dance Theatre, da Polônia, toma conta do Guairão, o Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto do Teatro Guaíra, às 21h, repetindo o sucesso obtido na apresentação de quarta-feira. Considerada uma das principais companhias de dança da Europa, a Polish Dance, nascida em 1973, trouxe 31 bailarinos para apresentar na Bienal o espetáculo “Minus 2”, do israelense Ohad Naharin, um dos mais aclamados coreógrafos da atualidade. O espetáculo aborda a temática da reconstrução. Faz uma combinação entre os tradicionais cantos hebraicos e movimentos contemporâneos.

Bienal Internacional de Dança de Curitiba

Espetáculos de quinta-feira, 26 de abril de 2012:

Teatro Londrina (Memorial de Curitiba – Rua Claudinho dos Santos, 79 – Setor Histórico), às 18h

“Cavalo” – Couve-Flor Minicomunidade Artística Mundial

Entrada franca

Teatro Guaíra – Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha (Rua XV de Novembro, 971), às 19h30

“Objeto Gritante” – Maurício Oliveira & Siameses Cia. de Dança

Ingressos: R$ 20 e R$ 10

Teatro Guaíra – Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão (Rua Conselheiro Laurindo, s/n), às 21h

“Minus 2” – Polish Dance Theatre

Ingressos: R$ 20 e R$ 10

Informações: www.bienaldanca.org.br

Lei de Incentivo à Cultura

Patrocínio: Nissan e Bradesco

Apoio: Aspen Santa Fe Ballet, Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Faculdade Metropolitana de Curitiba – Famec, Fundação Nacional de Artes – Funarte, Galvão Locações, Goethe-Institut Curitiba, Instituto Municipal de Turismo, Internationales Solo Tanz Theatre Festival, Korzo Producties, Polish Dance Theatre, São Paulo Companhia de Dança, Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, Sistema Fecomércio Sesc Paraná, Sanepar e Universidade Federal do Paraná.

Realização: Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba,Prefeitura de Curitiba, Ministério da Cultura e Governo Federal.