17.12.2018Coleção Curitiba Cinema e Cultura é lançada na Cinemateca

A Cinemateca recebe nesta terça-feira, (18/12), às 17h o lançamento da Coleção Curitiba Cinema e Cultura, fruto do projeto do mesmo nome que possibilitou a digitalização do acervo de imagens das realizadoras Berenice Mendes e Lu Rufalco, durante as décadas de 1980 a 2000. A entrada é franca.

No decorrer de três décadas, Berenice Mendes e Lu Rufalco mantiveram parceria produzindo e coproduzindo filmes e vídeos em curta, média e longa metragem, voltados a diferentes públicos. A coleção apresenta filmes e vídeos feitos nas décadas catalogadas e retratam a produção cultural do momento, a efervescência e militância política, questões ambientais e depoimentos históricos – conteúdos relevantes produzidos e registrados em 30 anos de
realização audiovisual em Curitiba.

Acervo
O acervo é formado por mais de duzentas horas de documentários, ficção, docudramas, educacionais, industriais e de treinamento, cinejornais, trabalhos underground, obras experimentais, entrevistas, filmes institucionais, eleitorais, publicitários, e o registro de eventos políticos como marchas e protestos.

Também compõe o acervo, materiais de domínio público, partes de gravações não incluídas na versão final, filmes não lançados ou não concluídos, gravações de arquivo, gravações encontradas, registros de shows musicais e espetáculos teatrais, filmes e vídeos caseiros e obras efêmeras também fazem parte do acervo digitalizado.

No período tratado, a produção audiovisual transitou do Super-8 ao vídeo digital: este acervo reúne conteúdo captado em 16 mm e 35mm preto e branco e colorido, VHS, Super VHS, HI-8, U-Matic, Betacam, Mini DV, DVCAM, HDCAM. Sons foram registrados em gravadores UHER, Nagra, DAT, HDCD, DVD-áudio e nos formatos digitais WAV e MP-3. Montagens foram feitas em moviolas e edições em diferentes ilhas analógicas e digitais, não lineares e on-line.

Para a preservação e recuperação deste acervo, o material passou por um processo artesanal delicado e demorado de restauração, posteriormente digitalizado, decupado, indexado e catalogado, para finalmente resultar na coleção.

O projeto foi realizado por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura (PAIC) da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba e teve o patrocínio do Pátio Batel.

Serviço
Lançamento da Coleção Curitiba, Cinema e Cultura anos 80, 90 e 2000

18 de dezembro de 2018, às 17h
Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533)
Entrada Franca

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Lu Rufalco

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar