15.03.2021Clássicos da literatura são os mais acessados na plataforma grátis

Um livro escrito há 700 anos, antes da invenção da imprensa, é o primeiro dos dez mais baixados na ferramenta virtual Curitiba Lê Digital – a plataforma digital grátis do programa Curitiba Lê, de incentivo à leitura da Fundação Cultural (FCC). É A Divina Comédia, a trilogia de aproximadamente 700 páginas do florentino Dante Alighieri e que, no período, alcançou 147 downloads.

Curitiba Lê Digital foi lançado há nove meses e pode ser acessado a partir do Curitiba App, o aplicativo móvel da Prefeitura de Curitiba. Ele conta com 229 títulos de obras em domínio público para serem baixados, além de dez obras de autores locais contemporâneos somente para leitura direta. Estas obras – de autores como Helena Kolody, Cristóvão Tezza e Márcio Renato dos Santos – estão na Estante Curitiba e tiveram 3798 acessos.

Das obras do acervo, 209 já foram procuradas pelos leitores e registraram, até a penúltima semana de fevereiro, 3.145 downloads únicos. O resultado equivale a quase 10% do movimento de empréstimos físicos registrados em 2019 nas Casas da Leitura – a rede de 17 bibliotecas municipais sob gestão da FCC e que reúne somente títulos de literatura e arte.

Segundo a coordenadora de Literatura da FCC, Mariane Torres, o resultado é positivo.

“Continuamos fazendo ajustes no sistema, que foi implantado praticamente no início da pandemia do novo coronavírus, para comodidade e segurança dos leitores. Em vez de buscar livros físicos, o público pode tê-los na palma da mão”, observa.
Os mais baixados

Entre as obras do acervo, Dom Casmurro, de Machado de Assis, foi o mais procurado dos autores nacionais. Ela aparece na quinta posição, com 53 downloads, e não é o único do autor nas estantes virtuais. Os interessados podem acessar mais 16 obras suas.

Na lista os mais acessados ainda figuram os brasileiros A Menina do Narizinho Arrebitado, de Monteiro Lobato, com 46 downloads, e Os Sertões, de Euclides da Cunha, em décimo lugar, com 45. Também tiveram procura clássicos da literatura estrangeira como A Metamorfose, de Kafka, e Dom Quixote, de Cervantes.

Os primeiros meses de implantação do aplicativo Curitiba Lê Digital também mostram que os gêneros contos e romances foram os preferidos dos leitores, com 1.388 downloads. A seguir vêm poesia, literatura infantojuvenil, história, filosofia e, por último, ensaios e crônicas, com 98 downloads.

Além de clássicos da literatura universal, Curitiba Lê Digital também oferece diversos volumes de História Geral da África.