09.02.2011Circo da Cidade “Zé Priguiça” abre agenda de espetáculos

Duas apresentações, neste fim de semana, marcam a abertura da temporada 2011 de espetáculos no Circo da Cidade "Zé Priguiça". Instalado na Rua Benedicto Siqueira Branco, s/n, no Alto Boqueirão (próximo ao Armazém da Família Jardim Paranaense), o Circo tem como cartaz a montagem "GiraMundi". Na sexta-feira (11), às 10h, o show é destinado aos alunos de escolas públicas da Regional Santa Felicidade. No sábado (12), às 15h, o espetáculo é aberto à comunidade, dentro da proposta de levar a arte circense a todos os bairros da cidade.

O espetáculo "GiraMundi", promovido pela Associação dos Profissionais da Área Artística do Paraná - Aspart, foi selecionado por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura e usa técnicas de circo para revelar o universo dos livros. Entre acrobacias, equilibrismo, malabarismo e humor, os artistas apresentam o livro como um objeto mágico, capaz de dar asas à imaginação.

Com uma estética contemporânea, "GiraMundi" surpreende o público pela poesia e performances de impacto visual. A montagem conta com a participação da Cia. La Arena, de Buenos Aires, trazida a Curitiba por Imã.circo e Aspart com o objetivo de promover um intercâmbio entre artistas argentinos e criadores curitibanos.

A direção geral de "GiraMundi" está a cargo de Gerardo Hochman, sendo que Michelle Porto responde pela direção artística. No elenco estão Mariano Carneiro, Irene de Paz, Marcelo Junior, Luthy Milano, Clara Parada, Pablo Morizio e Pablo Pramparo. A trilha sonora é de Ary Giordani e a coreografia é assinada por Josefina Gorostiza, com cenário e figurinos de Cristine Conde, adereços de Adriana Madeira e iluminação de Anri Aider.

A forma descentralizada de atendimento do Circo da Cidade "Zé Priguiça" permite que habitantes dos bairros que formam as nove Regionais Curitibanas tenham a oportunidade de conferir as atrações. Os moradores de cada Regional são levados até o local por meio de ônibus especiais, disponibilizados gratuitamente. As sessões serão realizadas às quintas e sextas-feiras, às 10h e 15h, agendadas para alunos de escolas municipais e entidades sociais. Aos sábados, sempre às 15h, será feita uma apresentação gratuita, aberta à comunidade.

O programa também compreende oficinas de técnicas circenses e um seminário com o diretor da companhia argentina La Arena, Gerardo Hochman, voltado aos artistas da cidade. As oficinas, que estão em desenvolvimento desde o mês de janeiro, com turmas pela manhã e à tarde, atendem crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 a 17 anos, vindas das escolas da Rede Municipal de Ensino e da comunidade em geral. O objetivo dos cursos é o desenvolvimento pessoal dos participantes, sem o intuito de profissionalização.

História - O Circo da Cidade anima os bairros curitibanos há mais de 30 anos, constituindo-se em importante instrumento do município para a valorização da cultura local. Oferecendo oficinas de artes circenses e dando espaço para as manifestações artísticas das comunidades, é uma valiosa referência nos locais em que se instala e, em muitos casos, uma semente produtiva, capaz de revelar novos talentos.

Ao longo dos anos, o Circo da Cidade se adequou às políticas culturais, mas sempre manteve a disposição de atendimento à população da periferia. A revitalização do projeto Circo da Cidade tornou-se realidade em 2008, por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura da Prefeitura de Curitiba, ganhando o nome de Circo da Cidade "Zé Priguiça", em homenagem ao palhaço Zé Priguiça, personagem do artista curitibano Pedro Irineu dos Santos, falecido em 2001.

Atualmente instalado no Alto Boqueirão, o Circo da Cidade cumprirá novos trajetos, percorrendo todas as Regionais curitibanas e desenvolvendo suas atividades durante um ano em cada endereço.

Serviço:

Circo da Cidade "Zé Priguiça"

Temporada do espetáculo "GiraMundi", promovido pela Associação dos Profissionais da Área Artística do Paraná - Aspart, com a participação da Cia. La Arena, de Buenos Aires (Argentina), até o dia 26 de fevereiro de 2011.

Local: Rua Benedicto Siqueira Branco, s/n - Alto Boqueirão (próximo ao Armazém da Família Jardim Paranaense) - telefone: (41) 3287-5307

Sessões às quintas-feiras e sextas-feiras, às 10h e às 15h, para escolas municipais e entidades sociais, e aos sábados, às 15h, para toda a comunidade, com entrada franca.