29.10.2019Cinemateca recebe mostra de filmes japoneses

Cine Mangá é o nome da mostra itinerante de cinema que o Consulado Geral do Japão de Curitiba e a Fundação Cultural exibirão, de 31/10 (quinta-feira) a 3/11 (domingo), na Cinemateca.

Serão quatro longas-metragens baseados em mangás (histórias em quadrinhos japonesas) e uma animação em oito sessões.

Todos os filmes são legendados, livres para todos os públicos e com entrada franca. A curadoria do evento é da Fundação Japão, que neste ano também está levando a mostra a Belém, Manaus, Brasília e Recife.

Dia 31/10
17h – Saiki Kusuo No Psi-Nan

(Psychic Kusuo, Japão, 2017, comédia, 97', legendado, escolar, livre)
Diretor: Fukuda Yuichi. Elenco: Yamazaki Kento, Hashimoto Kanna.
Kusuo Saiki procura viver sua rotina diária como estudante, escondendo habilidades como telepatia, psicocinética. Como todos os anos, Saiki pretendia passar despercebido no festival cultural da escola, porém, acaba se envolvendo com um colega problemático. O que era para ser um simples festival cultural da escola, acaba se tornando uma ameaça de extinção do planeta.
19h – Teiichi: Batalha Suprema
(Teiichi: Battle of Supreme High, Japão, 2017, comédia, 118', livre) Diretor: Nagai Akira
Elenco: Suda Masaki, Nomura Shuhei, Takeuchi Ryoma. Retrata a trajetória dos estudantes ao longo da disputa na eleição do conselho estudantil. Ao ingressar na escola de elite japonesa Kaitei, detentora de uma forte influência no meio político econômico, Teiichi busca o posto da presidência do conselho estudantil, o que garantiria uma vaga no gabinete do governo futuramente. Porém, por mais que tivesse adiantado seus planos, uma série de obstáculos inimagináveis o aguardava.

Dia 01/11
17h – Seto e Utsumi

(Setoutsumi, Japão, 2016, comédia, 75', livre) Diretor: Omori Tatsushi
Elenco: Ikematsu Sosuke, Suda Masaki, Nakajo Ayami. A história se desenrola em torno das divertidas conversas entre estudantes colegiais da região de Kansai. O filme mostra o cotidiano de Utsumi e Seto, que passam a tarde na beira do córrego jogando conversa fora. Intermináveis conversas que aparentam não ter importância, como trocadilhos de palavras fúteis e preocupações com trocas de mensagens com as meninas alternam-se com assuntos mais sérios.
19h – Inuyashiki
(Inuyashiki, Japão, 2018, comédia, 127', livre) Diretor: Sato Shinsuke Sato
Elenco: Kinashi Noritake, Sato Takeru, Hongo Kanata. Baseado no mangá de ficção científica de Hiroya Oku, aborda o conflito de valores entre um jovem e um homem de meia idade reencarnados em corpos em forma de máquina. Inuyashiki, um pacato funcionário corporativo quarentão, se envolve num acidente misterioso e se transforma num sofisticado cyborg. Então ele decide usar seus poderes sobre-humanos para salvar as pessoas. Porém, um estudante que se envolveu no mesmo acidente que Inuyashiki usa seus poderes para cometer assassinatos em massa.

Dia 02/11
14h – Teiichi: Batalha Suprema

16h30 – Inuyashiki

Dia 03/11
14h – Pop In Q

(Japão, 2016, animação/aventura, 95', livre) Diretor: Miyahara Naoki
Elenco: Seto Asami, Izawa Shiori, Tanezaki Atsumi, Ozawa Ari, Kurosawa Tomoyo. Jovens garotas se levantam contra uma crise global. Isumi, aluna do terceiro ano do ginásio, encontra uma “pedra do tempo” no mar. Quando ela pega o fragmento, um mundo desconhecido se abre à sua frente e ela se encontra com um ser desconhecido chamado Pokon. É ele que conta a Isumi que o tempo do mundo corre o perigo e que ela, com outras garotas, precisa evitar a destruição.
16h – Saiki Kusuo No Psi-Nan
(veja informações acima)

Mostra de filmes japoneses (Cine Mangá)
Data: de 31/10 (quinta-feira) a 3/11 (domingo)