14.08.2019Cinemateca recebe mostra de cinema sobre a arte do transformismo

A Cinemateca sedia, nesta quinta-feira (15), às 19h, a mostra de cinema Combo Drag Week 2019. Com curadoria do cineasta Igor Urban, a mostra é parte das atrações do 2º Festival de Transformismo e Burlesco realizado pelo coletivo LGBTQIA+ “Ruído CWB”. O festival promove, entre os dias 12 a 17 de agosto, ações afirmativas voltadas à cultura Drag Queen e do Transformismo em Curitiba e região. A mostra tem entrada gratuita.

A curadoria buscou obras cinematográficas nacionais que dialoguem diretamente com a cultura transformista, Drag Queen e burlesca. Vindos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, quatro curtas-metragens mais o trecho de uma série televisiva foram escolhidos para integrar a programação do festival.

A mostra também reserva um espaço para a produção local com o curta-metragem “Mirror Mirror on the Wall”. O filme foi vencedor do prêmio dado pelo júri da Associação de Vídeo e Cinema do Paraná na última edição do Festival Olhar de Cinema. O curta, dirigido pelo curador da mostra Igor Urban, readapta a história da Branca de Neve ao universo transformista numa narrativa onírica.

Confira os filmes da mostra:

O clube
(Brasil, 2014, ficção, 17’)
Direção: Allan Ribeiro
Sinopse: A turma OK, o clube social mais antigo da América Latina comemora 53 anos com uma reunião de simpatizantes e transformistas associados.

Noturnas (episódio Luana Muniz)
(Brasil, 2016, série documental, 5’)
Direção: Allan Ribeiro
Sinopse: Memórias do transformismo carioca, série televisiva.

Diva
(Brasil, 2016, drama, 16’)
Direção: Clara Bastos
Sinopse: Camila se aproxima das drag queens que habitam a pensão de Bella.

Feminino
(Brasil, 2016, documentário, 26’)
Direção: Caroline Queiroz
Sinopse: Nino Barros é Femmenino, a drag de Juiz de Fora que foi atacada por fanáticos religiosos nas redes sociais depois de uma performance em um colégio local. Em 2016, antes de ganhar a ira dos homofóbicos, Nino foi o personagem central deste documentário simples, honesto e esclarecedor de Carolina Queiroz. Nele, algumas drags falam sobre a questão do feminino na vida e no palco.

Mirror Mirror on the Wall
(Brasil, 2019, ficção, 7’)
Direção: Igor Urban
Sinopse: Um exercício de refabulação da história de Branca de Neve, dentro do universo Drag. Narrando o que teria acontecido após o “felizes para sempre”, o filme aposta na estética da artificialidade e do exagero para promover deslocamentos e estranhamentos nas clássicas imagens de princesas, rainhas e príncipes encantados.

Mostra de Cinema Combo Drag Week 2019
Classificação: 14 anos
Data: 15/8 (quinta-feira)
Horário: 19h