13.04.2018Cinemateca recebe 1ª Edição do Cine Brasil Marginal

De sexta (13) a domingo (15) a Cinemateca de Curitiba sedia a 1ª Edição do Cine Brasil Marginal. O evento vai trazer uma seleção de filmes que abordam a temática dos direitos humanos e de grupos sociais que estão à margem da sociedade. A mostra surgiu com a proposta de trazer filmes produzidos por diretores, artistas, movimentos sociais e de direitos humanos, que colocam sobre o palco temas e personagens marginalizados e a busca pela valorização de um debate mais honesto e profundo. Esta é a primeira vez que o evento acontece no país. O Cine Brasil Marginal ocorreu, durante três dias, de 24 a 26 de março de 2017, em Zurique, na Suíça, recebendo um público variado, em torno de 400 pessoas.

Os filmes que fazem parte da mostra são brasileiros e toda a programação, que inclui também debates e exposições, é gratuita.

Programação da 1º Edição do Cine Brasil Marginal

13 abril (sexta-feira)

19h – (Era o Hotel Cambridge – Brasil, doc drama, 100')
Refugiados recém-chegados ao Brasil dividem com um grupo de sem-teto um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Os novos moradores do prédio têm que lidar com seus dramas pessoais e aprender a conviver com pessoas que, apesar de diferentes, enfrentam juntos a vida nas ruas.

20h40- Bate-Papo com Fabiana Kuriki, Andre Luzzi e Thais Aguiar

21h – Exposição do Fotógrafo Francisco Proner e Vídeo-arte "Moi, Brésilienne" de Fernanda Peruzzo.

14 abril (sábado)

14h – (Epidemia de Cores – Brasil, documentário, 70')
O documentário, de Mario Eugenio Saretta, narra a rotina dos participantes e coordenadores da Oficina de Criatividade ministrada no Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre. As atividades no local contam com a participação de ex-internos e moradores.

15h20 – (Entre os homens de bem – Brasil, documentário, 104')
O avanço do conservadorismo e do fundamentalismo religioso no Congresso Nacional Brasileiro contra os direitos dos LGBTs, através da atuação política do deputado Jean Wyllys. Direção de Carlos Juliano Barros e Caio Cavechini.

17h20 – Sessão de Curtas
(Memórias do Cais Valongo – Brasil, documentário, 27') Direção de Carlos Muricy e co-direção de Carlo Alexandre Teixeira

(A Boneca e o Silêncio – Brasil, ficção,19’) Direção de Carol Rodrigues

(O menino invisível – Brasil, ficção, 8') Direção de Murilo Deolino

(Super oldboy – Brasil, ficção, 15’) Direção de Eliane Coster

(Corpo Manifesto – Brasil, documentário, 25’) Direção de Carol Araújo

19h – Mesa de diálogo com convidados (a confirmar) sobre "Controle Social" – Marginalidades, Empatia e Ação

15 abril (domingo)

14h – (Do outro lado do atlântico – Brasil, documentário, 90’)
Um filme que retrata as semelhanças e o desconhecimento entre as culturas do Brasil e as de países africanos que tem o português como língua oficial. Direção de Márcio Câmara e Danielle Ellery

15h30 – (Martírio (2017) – Brasil, documentário, 160’)
Uma análise da violência sofrida pelo grupo Guarani Kaiowá, uma das maiores populações indígenas do Brasil, que sofre com a repressão e opressão de latifundiários e pecuaristas. Direção de Vincent Carelli.

18h30 – Encerramento

Serviço – 1ª Edição do Cine Brasil Marginal