23.03.2018Cinemateca realiza Mostra em comemoração ao aniversário de Curitiba

 

Em homenagem aos 325 anos da cidade de Curitiba, celebrado na próxima quinta-feira (29/3), a Cinemateca realiza, de 27 a 31 de março, uma programação especial de filmes. Ao todo serão cinco dias de exibição, sempre às 19h, com filmes que retratam o universo curitibano. A mostra tem classificação livre e entrada franca.
“Foi feita uma seleção de filmes bem representativos da cidade de Curitiba. Teremos, por exemplo, a exibição do documentário “Belarmino e Gabriela”, o filme, produzido em 2007, fez muito sucesso e mostra a trajetória do casal de músicos que se destacou entre as décadas de 1940 e 1970”, explica Marcos Saboia, promotor cultural e um dos responsáveis pelo acervo da Cinemateca.
De acordo com Saboia, todos os filmes que serão exibidos foram ambientados na capital paranaense. “A cinemateca abre uma oportunidade de o público se reconhecer na tela, tendo Curitiba como protagonista”, afirma.
A exibição começa na terça-feira (27/3), com a exibição do filme “Belarmino e Gabriela”, O documentário retrata a vida da dupla caipira paranaense e traz depoimentos de parentes e amigos, além de alguns dos maiores sucessos do casal, em interpretações modernas.
Na quarta-feira (28/3) será a vez de “Lance Maior”, de Silvio Back ser mostrado. O filme, gravado em 1968, inaugurou o cinema de ficção curitibano e representa a inquieta juventude do final da década de 1960.
Os curtas “Curitiba – Identidade perdida”, animação de Paulo Munhoz, “Curitiba em 4 estações”, “Pelos Caminhos da História” e “Em busca da Curitiba Perdida”, baseado no conto de Dalton Trevisan, são as atrações de quinta-feira (29/3).
Na sexta-feira (30/3), Anthony Quinn, Paulo Betti e Letícia Spiller, entram em cena com o filme “Oriundi”, de Ricardo Bravo. O longa, gravado nos anos 2000, mostra que aos noventa e três anos de idade, o personagem italiano Giuseppe Padovani não tem motivos suficientes para comemorar seu aniversário, até conhecer uma pesquisadora que chega ao Brasil para estudar sua família.
A mostra finaliza no sábado (31/3), com o filme “Curitiba Zero Grau”. A película, dirigida por Eloi Pires Ferreira, narra a história de quatro homens na fria cidade de Curitiba, e como eles passam seus dias em trânsito: um deles é motorista de ônibus, outro é catador de papel, um terceiro trabalha como comerciante de automóveis e o último é motoboy. Todos os títulos selecionados fazem parte do acervo da Cinemateca.

Serviço – Programação de Aniversário de Curitiba 2018
Local: Cinemateca de Curitiba
Data: de 27 a 31 de março de 2018, às 19h
Programação:
Dia 27 (terça-feira) – Belarmino e Gabriela, de Geraldo Pioli
Dia 28 (quarta-feira) – Lance Maior, de Silvio Back
Dia 29 (quinta-feira) – Curitiba na Tela (quatro curtas metragens:
Curitiba – Identidade perdida (animação de Paulo Munhoz) 17'
Curitiba em 4 estações 11'
Pelos Caminhos da História 30'
Em Busca da Curitiba Perdida, de Estevan Silvera 13’
Dia 30 (sexta-feira) – Oriundi, de Ricardo Bravo
Dia 31 (sábado) – Curitiba Zero Grau
Classificação Indicativa: Livre
Ingresso: gratuito
 

 

 

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar